
Conservação e Restauro de Fotografia
Código
12251
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Élia Catarina Tavares Costa Roldão
Horas semanais
6
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta Unidade Curricular pretende-se que o aluno desenvolva capacidades críticas e práticas no planeamento e preparação de uma proposta de tratamento em espécies fotográficas, bem como na realização de uma intervenção de conservação e restauro de acordo com as várias tipologias existentes (vários tipos de suportes, emulsões fotográficas e materiais formadores da imagem), e/ou em atividades relacionadas com procedimentos de conservação e restauro (ex. limpeza, consolidação, estabilização, acondicionamento, restauro); serão também apresentadas e aprofundadas as metodologias actuais para gestão e preservação de coleções com dimensões varáveis. O extenso leque de materiais fotográficos presentes em arquivos e colecções serão discutidos nesta unidade, sendo pretendido que o aluno aplique o conhecimento adquirido na realização do diagnóstico e do tratamento de conservação e restauro de espécies fotográficas do século XIX ao século XXI, com suportes variáveis (metal, vidro, plásticos semi-sintéticos e sintéticos, papel, têxteis), emulsões variáveis (albumina, colódio e gelatina) e diferentes materiais formadores da imagem (prata, platina, sais de ferro, corantes, pigmentos). O aluno será também desafiado a compreender e responder aos desafios que apresenta a fotografia analógica (histórica e contemporânea) bem como a fotografia (impressão) digital. Serão também apresentados e discutidos os desafios éticos e profissionais relacionados com a possível necessidade de substituição de elementos originais usados para montagem e/ou acondicionamento. A reprodução digital (câmara ou scanner) será também um tema a discutir no âmbito da problemática da acessibilidade e preservação da imagem das espécies fotográficas. São ainda objectivos a aquisição de espírito crítico e autonomia prática na avaliação i) identificação e diagnóstico do estado de conservação de espécies fotográficas e materiais secundários constituintes; ii) contribuição de factores intrínsecos e extrínsecos na degradação das espécies fotográficas; iii) consequências de intervenções (autorais ou de conservação) efetuadas no passado; e iv) dos riscos associados à intervenção activa, restauro e preservação a que se propõe. Considerando que as espécies fotográficas são materiais compósitos, pretende-se ainda que o aluno demonstre capacidade crítica na seleção e utilização de produtos de conservação e restauro para realização de intervenções activas ou de preservação. A capacidade escrita e de registo fotográfico a decorrer durante o diagnóstico, planeamento de uma proposta de tratamento, e a realização da intervenção será igualmente exigida ao aluno. Por último, pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de comunicação em ciência através de uma exposição oral dos critérios para a seleção dos materiais e metodologias de conservação e restauro adoptados no caso de estudo, de forma clara e objectiva e que explique o procedimento de intervenção seguido.
Conteúdo
- Da fotografia analógica à fotografia digital. A evolução histórica dos materiais fotográficos, a sua degradação e a conservação.
- Introdução à conservação e restauro de materiais fotográficos.
- A relevância da documentação no diagnóstico, proposta e relatório de intervenção.
- Elaboração de fichas de diagnóstico abrangentes que contemplem fotografias com várias tipologias.
- Introdução às metodologias praticas de arquivísticas e museológicas aplicadas na organização, acessibilidade, e gestão de coleções de fotografia.
- Limpeza: princípios da limpeza, limpeza por via mecânica (seco), limpeza por via húmida (directa e indirecta), sujidade, solventes, surfactantes, detergentes, pH.
- Adesão e consolidação: princípios da adesão e da consolidação, reversibilidade e retratabilidade, eficácia e segurança, diferentes tipos de adesivos e consolidantes.
- Estabilização física: estabilização pontual com reforços de papel e adesivo naturais ou sintéticos, estabilização integral (linning), métodos de selagem para estabilização.
- Restauro: preenchimento de lacunas, reintegração cromática (mimético, tratteggio e pontilhismo), seleção de materiais para preenchimento e reintegração cromática.
- Conservação preventiva: condições ambientais (T, HR, luz), acondicionamentos, montagem expositiva, montagem de reserva, anoxia, metodologias de congelamento, tiras indicadoras de acid-livre, indicadores de HR, controlo de risco, planeamento e implementação de acções de preservação para colecções de pequenas e grande dimensões, etc.