
Laboratório de Escrita da História da Arte
Código
12262
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
3.0
Professor responsável
Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto, Maria João Seixas de Melo
Língua de ensino
Português
Objectivos
Com esta UC pretende-se (i) proporcionar um contacto direto do aluno com as IGNOREes e os métodos de pesquisa da história da arte; (ii) desenvolver a capacidade de elaboração da ''narrativa'' de história da arte, com base em casos de estudo práticos, criteriosamente selecionados, dotados de transversalidade na abordagem às IGNOREes históricas e devidamente informados em termos bibliográficos, de forma a garantir o rigor científico (i) desenvolver o juízo crítico do aluno sobre a obra de arte, envolvendo não apenas a sua análise material mas também o seu estudo formal, além das questões teóricas e filosóficas associadas ao processo de atribuição de valor e significado de obra de arte e/ou bem patrimonial.
Pré-requisitos
Preparação básica em História da Arte
Conteúdo
1. Análise historiográfica e o desenvolvimento da ''narrativa'' em história da arte: definição e conceitos.
2. Principais metodologias de pesquisa da história de arte.
3. Caracterização de IGNOREes históricas primárias e secundárias.
4. Selecção e análise de diferentes casos de estudo:
4.1 Pesquisa bibliográfica e análise de documentos escritos;
4.2. Exercícios práticos de investigação sobre testemunhos das artes plásticas e/ou de arquitectura.
5. Desenvolvimento de sessões práticas de experimentação de escrita, com base na análise dos casos de estudo apresentados.
Bibliografia
Subrizi, Carla, ''Writing the History of Art: Methodology and Research in the Last Decades'', Boletin de ARTE-UMA, vol.38, Malaga:2017, 171-178.
Malerba, Jurandir, História & Narrativa - A Ciência e A Arte da Escrita Histórica, Ed. Vozes, Petrópolis: 2016.
Viterbo, Sousa, Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses, vol. I. Lisboa: 1899
Método de avaliação
O programa desta unidade curricular assenta numa parte expositiva das matérias que permita a compreensão das questões teóricas; e numa parte prática em que se estudam casos concretos (no laboratório ou, através de projecção de imagens), permitindo o desenvolvimento da cultura visual e artística dos alunos, além da análise da bibliografia e das IGNOREes relacionadas. Nesta componente pratica insere-se ainda a escrita das narrativas.
A avaliação inclui a participação do aluno em aula (25%), a realização de uma ficha escrita (25%) e o desenvolvimento de uma narrativa escrita sobre um dos casos apresentados em aula (50%).