Faculdade de Ciências e Tecnologia

Dinâmica dos Fluidos I

Código

3658

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

Créditos

6.0

Professor responsável

José Fernando de Almeida Dias, José Manuel Paixão Conde

Horas semanais

5

Total de horas

76

Língua de ensino

Português

Objectivos

  • Aprender os conceitos fundamentais da Mecânica dos Fluidos.
  • Aprender e saber aplicar os princípios da hidrostática, de conservação da massa, da quantidade de movimento, do momento da quantidade de movimento e da energia na Mecânica dos Fluidos, tanto na formulação integral como na diferencial.
  • Aprender a resolver problemas concretos de Mecânica dos Fluidos em qualquer área de engenharia, em particular na área da engenharia mecânica.

Pré-requisitos

A execução deste programa pressupõe o domínio das matérias versadas nas disciplinas de Física I, Análise Matemática I, II, III e Mecânica Aplicada I.

Conteúdo

1-Noção de fluido. O fluido como meio contínuo.

2-Forças desenvolvidas num fluido. Equação fundamental hidrostática. Manometria. Forças hidrostáticas em superfícies e impulsão. Aerostática.

3-Descrição cinemática dos escoamentos. Campo de velocidade e de aceleração.Deformações e rotação. Função de corrente.

4-Relações integrais para volumes de controlo: Noção de caudal. Teorema de transporte de Reynolds. Conservação de massa, de momentum e de momentum angular. Eq. de Bernoulli.

5-Equações diferenciais de conservação de massa e de momentum. Tensor das tensões. As equações de Navier-Stokes para escoamentos Newtonianos e de Euler para escoamentos invíscidos. Adimensionalização destas equações.

6-Turbulência. Decomposição de Reynolds e equações de Reynolds.

Bibliografia

-J.M.P. Conde, "Introdução à dinâmica dos Fluidos".

-Oliveira, L. A. e Lopes, A. G., “Mecânica dos Fluidos”, LIDEL, 5ª ed., 2016.

-White, F. M., “Mecânica dos Fluidos”, McGraw-Hill, 4ª ed., 2002.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas.

Trabalhos laboratoriais.

Método de avaliação

1. A avaliação é composta por 2 Testes e 1 trabalho laboratorial.

2. O aluno obtém frequência se tiver realizado o trabalho laboratorial nas datas previstas para tal e tiver obtido classificação positiva no relatório. A frequência e a classificação obtida é válida também para o ano seguinte. O aluno que tenha efectuado o trabalho laboratorial no ano anterior pode voltar a fazer-lo no presente ano, revalidando a frequência e obtendo nova classificação no mesmo. 

3. A nota final é obtida pela formula: 0.15TL+0.85T.  Sendo TL a nota do trabalho laboratorial e T a média ponderada dos testes (ou a nota do exame).

4. A media dos testes é: T=0.5(T1+T2), sendo T1 e T2, as notas do primeiro e do segundo testes, respetivamente.

5. Os alunos devem inscrever-se no CLIP para a realização dos testes e do trabalho laboratorial.

6. Se a nota final obtida pelo aluno for superior a 16, o aluno poderá ter de realizar uma prova oral complementar para defesa de nota (será informado disso na pauta).

7. Nas provas de avaliação (testes ou exame) é obrigatório que os alunos se façam acompanhar do seu cartão de cidadão. Os alunos deverão levar consigo somente a máquina de calcular, folhas brancas e caneta azul/preta. A máquina de calcular deve ser do tipo científica simples. Não são permitidas máquinas de calcular com memória alfanumérica. É expressamente proibida a utilização de telemóveis no decorrer das provas. O não respeito deste ponto é assumido como ato fraudulento.

Cursos