
Energia e Ambiente
Código
3679
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
Daniel Cardoso Vaz, José Fernando de Almeida Dias
Horas semanais
4
Total de horas
62
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final do curso o aluno deve:
Saber discutir: a tricotomia energia-sociedade-ambiente e a heterogeneidade na distribuição e exploração a nível mundial dos diversos recursos, fósseis e renováveis.
Conhecer e saber utilizar em discussões as estatísticas das energias fóssil e renovável a nível nacional e de casos notáveis no Mundo.
Conhecer e saber discutir em profundidade os aspetos negativos da conversão de combustíveis fósseis (por combustão): emissão de gases com efeito de estufa, poluentes, bem como a finitude destes recursos.
Conhecer algumas estratégias/técnicas para melhorar os desempenhos ambiental e energético no uso de recursos fósseis e saber relacioná-las com os mecanismos físico-químicos de formação de poluentes e as técnicas e equipamentos de conversão de combustíveis sólidos, líquidos e gasosos.
Compreender os princípios fundamentais e as técnicas inerentes às energias alternativas: biomassa, solar, eólica, hídrica, marés, ondas e nuclear. Saber discutir a aplicabilidade e limitações das técnicas.
Ter desenvolvido capacidades de: processamento de informação, trabalho autónomo, auto‑aprendizagem e cumprir objectivos.
Pré-requisitos
É pressuposto o domínio de partes das matérias versadas nas disciplinas de: Física II, Dinâmica dos Fluidos I, Termodinâmica Aplicada.
O bom desempenho nas avaliações pressupõe que o aluno sabe exprimir as suas ideias por escrito em português inteligível e que sabe aplicar as ferramentas matemáticas que vierem a ser exercitadas nas aulas.
Conteúdo
Bibliografia
1. "Energy Science - Principles, Technologies, and Impacts", J. Andrews e N. Jelly, Oxford University Press, 2007.
2. "Energia e Ambiente - apontamentos do docente" e uma seleção de enunciados de testes e exames de anos anteriores - disponibilizados no CLIP.
3. Capítulos 11 a 13 de "Mechanical Engineer’s Reference Book", 12th ed., Edited by E.H. Smith, Butterworth-Heinmann, 1994. - acessível pelas bases de dados electrónicas subscritas pela FCT.
4. "Energy and Problems of a Technical Society", J. Kraushaar e R. Ristinen, John Wiley & Sons, 2.ª ed., 1993.
Método de ensino
(Se necessário as aulas de uma das turmas poderão ser dadas em inglês.)
As aulas são teórico-práticas. Faz-se a exposição da matéria, sendo incentivada a participação dos alunos. Sempre que oportuno, são propostos exercícios, que ajudam os alunos: a exercitarem o raciocínio e a capacidade de argumentação, a aplicarem conceitos, a melhor compreenderem a problemática de certos temas, bem como a prepararem-se para uma situação de avaliação.
Os slides são esquemáticos, para não despromover a importância de estudo da bibliografia; pode dizer-se que nesta UC o principal elemento de estudo é os apontamentos que cada aluno toma para si nas aulas, sendo pois importante a comparência às aulas.
Os alunos têm actualmente oportunidade de exercitarem e refinarem os seus métodos de trabalho individual na pesquisa de informação, recorrendo a bibliotecas convencionais ou electrónicas, ou simplesmente através de pesquisas na Internet em páginas de instituições de renome (p. ex. a da Agência Internacional de Energia, www.iea.org/Textbase/stats/index.asp).
Método de avaliação
1 - Modo de avaliação contínua, constituida por 3 mini-testes escritos (avaliação teórico-prática) pesando no seu conjunto 100% para a classificação final.
2 - A avaliação é composta pelos 3 minitestes ou pelo Exame de Recurso, conforme consta do n.º 3 do art.º 3 do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC).
3- Nota Final: NF = (MT1+MT2+MT3)/3 (com as parcelas arredondadas à décima), que deverá ser maior ou igual a 9,5 para aprovação. No caso de exame, se EX < 9,5 então aluno reprova com NF = EX.
4 - Consulta nas provas escritas: Os minitestes e exames são sem consulta e não será permitido o uso de máquina de calcular com memória alfanumérica. Qualquer formulário que se entenda necessário será dado no próprio enunciado da prova. As transgressões ficam sujeitas ao previsto no art.º 9.º do RAC.