
Química Orgânica Geral
Código
3690
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar
Horas semanais
4
Total de horas
77
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aquisição de conhecimetos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro engenheiro químico / bioquímico.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Física e Química ao nível do ensino secundário. Conhecimentos de Teoria da Ligação Química e de Introdução à Química Física.
Conteúdo
1. Introdução. Conceitos fundamentais
1.1. Origens da Química Orgânica. Compostos orgânicos e sua importância.
1.2. Estrutura dos compostos orgânicos.
Estrutura electrónica e molecular. Ligação covalente e hibridação.
Representações de Lewis e de Kekulé.
Deslocalização electrónica. Ressonância. Aromaticidade
1.3. Grupos funcionais.
Principais classes de compostos orgânicos. Nomenclatura. Regras IUPAC.
1.4. Propriedades físicas de compostos orgânicos .
2. Reactividade em Química Orgânica
2.1. Noções básicas de termodinâmica e cinética química.
Equilíbrio e velocidade reaccional. Perfil e mecanismos reaccionais. Tipos de mecanismos de reacções orgânicas.
2.2. Acidez e basicidade de compostos orgânicos.
3. Compostos saturados de carbono e hidrogénio
3.1. Alcanos e cicloalcanos
Estrutura e propriedades. Isomeria estrutural. Análise conformacional.
4. Estereoquímica
4.1. Isomeria estrutural e estereoisomeria.
4.2. Quiralidade. Enanteomeria e diastereomeria. Simetria molecular. Especificação de configuração.
4.3. Actividade óptica. Racemização. Resolução de misturas racémicas.
5. Reacções de substituição nucleofílica e de eliminação
5.1. Substituição nucleofílica alifática.
Nucleofilia e basicidade.
Mecanismos, cinética e estereoquímica.
5.2. Reacções de eliminação.
Mecanismos, orientação e reactividade.
5.3. Competição substituição / eliminação.
6. Compostos insaturados de carbono e hidrogénio
6.1. Alcenos e alcinos
Estrutura, nomenclatura e propriedades.
6.2. Compostos aromáticos.
7. Compostos de Carbonilo
Aldeídos e cetonas.
Bibliografia
Livro recomendado:
- Organic Chemistry (5th edition) by Paula Yurkanis Bruice
- Organic Chemistry with Biological Applications 2e by John E. McMurry
Bibl. complementar:
- Streitwieser, A.; Heathcock, C.; Kosower, E. “Introduction to Organic Chemistry”, MacMillan, 4ª Ed., 1992
- Volhardt, K.; Schore, N.E. “Organic Chemistry”, W.H. Freeman & Co., 3ª Ed., 1999
Aulas P e TP:
- Gaspar, E. "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral ", Setembro, 2018
- Gaspar, E "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (a fornecer antecipadamente em relação às aulas, durante o semestre)
Método de ensino
Aulas téoricas, com apoio informático prévio (ficheiros power-point), ilustradas com exemplos de aplicação.
Aulas teórico-práticas, de resolução de problemas e exercícios, acompanhando de perto a evolução dos conceitos desenvolvidos nas aulas teóricas.
Aulas práticas, de laboratório, com execução de trabalhos experimentais de ilustração das técnicas laboratoriais, regras de segurança, espectroscopia e algumas reacções químicas simples.
Método de avaliação
Método de avaliação acordado com os alunos na 1ª semana do semestre (17 a 21 de Setembro de 2018):
50% da classificação para a componente teórica da disciplina e 50% da classificação para a componente prática da disciplina. Cada uma das componentes não pode ter avaliação inferior a 9,5 valores (classificação de 0 a 20 valores).
Classificação da componente teórica:
- Média dos 2 testes (75% ) (datas dos testes também acordadas com os alunos)
- Auto-avaliação pelo estudante tendo em conta a sua presença e prestação nas aulas teórico-práticas) (25%). Obrigatoriedade de presença em 2/3 das aulas teórico-práticas existentes.
Classificação da componente prática:
- Avaliação pelo docente (75%) tendo em consideração a presença nas aulas práticas, preparação das aulas (caderno de laboratório) e prestação do aluno durante as mesmas. Obrigatoriedade de presença em 2/3 das aulas práticas existentes.
- Média da avaliação efectuada pelos colegas (excepto o colega de grupo) (25%), na última aula prática do semestre, através da apresentação de um dos trabalhos executados (indicado pelo docente) feita pelos elementos do grupo de trabalho nas aulas.
Nenhuma das componentes de avaliação pode ser inferior a 9,5 valores.