
Conservação Preventiva
Código
7414
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis
Horas semanais
6
Total de horas
21
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os principais objectivos desta disciplina são dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam agir de modo a minimizar os processos de deterioração e danos, por forma a prolongar o tempo de vida do património cultural da humanidade.
Pré-requisitos
Não há requesitos
Conteúdo
Programa Resumido das Aulas Teóricas:
-
Conservação Preventiva: conceitos e definições.
-
Agentes (factores) de deterioração
-
Controle dos agentes de deterioração
-
Processo de decisão
-
Gestão de risco aplicada a colecções
-
Forças Físicas
-
Fogo
-
Água
-
Acções criminosas
-
Temperatura e humidade
-
Luz e iluminação
-
Principais poluentes atmosféricos
-
Materiais de construção, armazenamento e exposição
-
Controle integrado de pragas
-
Exposição
-
Reservas do museu
-
Plano de emergência
-
Inspecção
-
Programa de monitorização
-
Casos práticos
Programa Resumido das Aulas Práticas
-
Gestão de risco: calculo da magnitude dos riscos
-
Temperatura e métodos de determinação
-
Humidade relativa: aparelhos e determinação
-
Iluminação
-
Anóxia
-
Manuseamento
-
Visitas de estudo
-
Trabalhos práticos
-
Discussão dos trabalhos práticos
Bibliografia
[1] Thomson, Garry, 1986. The Museum Environment. 2nd Edition. Butterworth-Heinemann. London.
[2] Chris Caple (ed). 2011.Preventive Conservation in Museums. Leicester Readers in Museum Studies. Routledge.
[3] KNELL, S. (Ed.) 2003. Care of Collections. Routledge, London.
[4] National Trust 2011. The National Trust Manual of Housekeeping. Care and conservation in historic houses National Trust
[5] Plano de Conservação Preventiva. Bases orientadoras, normas e procedimentos. 2007. Temas de Museologia. INSTITUTO DOS MUSEUS E DA CONSERVAÇÃO
Método de ensino
Explicações orais, visitas de estudo e elaboração de pequenos projectos.
Método de avaliação
Esta disciplina tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame; O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas teóricas e práticas.
Esta disciplina tem uma 3 componentes de avaliação contínuas: 2 testes de Avaliação teórica (T) e uma de avaliação teórica/prática (TP).
A Avaliação teórica (T) incluí 2 testes realizados ao longo do semestre, sendo a avaliação teórica final obtida pela média dos 2 testes. Quem não poder/quiser realizar a avaliação teórica por testes pode sempre ir a Exame de Recurso. A Avaliação teórica vale 60% da nota final
A avaliação teórica/prática (TP), não tem nota mínima e é realizada com base num relatório final de grupo e pela apresentação oral desse relatório. Assim a nota final é calculada da seguinte forma:
Nota Final = (0.6*T) + (0.4*TP)
T = média dos 2 testes Teóricos ou nota do exame de recurso.
A admissão a exame depende da frequência a 2/3 das aulas teórico-práticas, excepto em casos legalmente definidos.