Faculdade de Ciências e Tecnologia

Resistência de Materiais

Código

7715

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

6.0

Professor responsável

João Carlos Gomes Rocha de Almeida, Zuzana Dimitrovova

Horas semanais

5

Total de horas

65

Língua de ensino

Português

Pré-requisitos

Os alunos devem ter conhecimento de noções básicas da Mecânica Aplicada, nomeadamente: equilíbrio, centro de massa (centróide para formas geométricas), forças concentradas, forças distribuídas e diagramas de esforços internos. São também recomendados conhecimentos de Análise Matemática e Álgebra, no que respeita a gráficos de funções, cáculo diferencial, integral e matricial e métodos de resolução de sistemas de equações algébricas lineares, homogéneos e não-homogéneos.

Conteúdo

Mecânica dos sólidos, com aplicações particulares à Mecânica dos solos e das rochas:

1. Tensor da tensões

2. Tensor das deformações

3. Comportamento mecânico dos materiais - relações constitutivas

4. Critérios de cedência e de rotura

5. Tensões nos solos causadas por cargas na superfície 

Resistência dos materiais - estudo de peças lineares:

6. Esforço normal, tensão normal e extensão

7. Flexão, tensão normal e curvatura

8. Esforço de corte, tensão de corte e ligações entre peças

9. Torção, tensão de corte e ângulo de rotação

10. Vigas sujeitas a cargas transversais

11. Deformadas e deslocamentos

12. Princípio dos trabalhos virtuais

Bibliografia

V. Dias da Silva, "Mecânica e Resistência dos Materiais", ZUARI - Edição de Livros Técnicos, Lda.

Beer, F., Jonhston, E., Resistência dos materiais, McGraw-Hill

Nash, W., Resistência de Materiais, McGraw-Hill, 4ª edição, 2001

Timoshenko, S., Resistência dos Materiais, Vol I, Livros técnicos e científicos Ed. S.A. 1969

Método de ensino

O ensino é baseado em aulas teóricas e práticas. São ainda reservadas algumas horas semanais de apoio aos alunos com a finalidade de esclarecer dúvidas. As aulas teóricas têm por objectivo ensinar aos alunos os conceitos teóricos, sendo a sua aplicação ilustrada através da resolução de exemplos simples e relevantes para a compreensão da matéria. A componente teórica das aulas é elaborada pelo docente através de apresentações de acetatos. Os alunos têm à sua disponibilidade os acetatos durante a exibição teórica. As aulas práticas visam complementar a parte teórica da matéria. É incentivada participação activa dos alunos nas aulas práticas através da realização de exercícios propostos.

Método de avaliação

especifidados na página da unidade

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