
Simulação
Código
8509
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Isabel Azevedo Rodrigues Gomes
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Conteúdo
- Introdução, terminologia e conceitos básicos
- Simulação usando folhas de cálculo (Excel e Visual Basic do Excel)
- Métodos de Geração de NPA
- Qualidades nos NPA: Testes de aleatoriedade; avaliação da independência entre o NPA consecutivos.
- Planeamento de experiencias e análise estatística de resultados de resultados; Número de simulações; Critério de Paragem; Calibração do modelo; Validação dos resultados
- Introdução aos softwares de simulação
- Aplicações
Bibliografia
Banks, J., Carson, J. S., Nelson, B. L., & Nicol, D. M. (2013). Discrete-event system simulation: Pearson new international edition. Pearson Higher Ed.
Método de avaliação
1 - Frequência
Todo o aluno sem estatuto de trabalhor-estudante deverá obter frequência para poder aceder ao teste e/ou ao Exame. Essa Frequência pode obter-se com presença em, pelo menos, dois terços das aulas leccionadas durante o semester. A “Frequência” obtida num ano lectivo, em caso de Reprovação, mantém-se válida no ano lectivo seguinte.
2 - Avaliação contínua: composta por um teste escrito, uma apresentação oral e um trabalho de grupo. Sendo CT a classificação do teste, CA a classificação da apresentação oral, e CTg a classificação do trabalho de grupo, a calssificação final em avaliação contínua será dada por:
C = CT + CA + CTg.
Um aluno obterá a aprovação, se C >=10.
3 – Aprovação por Exame
Todos os alunos que tiverem obtido frequência ou tendo sido dispensados da obtenção da mesma estão admitidos a Exame. A aprovação na disciplina é obtida se a nota do exame for superior a 10 valores.