
Segurança Social e Fundos de Pensões
Código
8517
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Gracinda Rita Diogo Guerreiro
Horas semanais
4
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
Ao nível da Segurança Social pretende-se analisar o seu enquadramento na sociedade Portuguesa, dar a conhecer a legislação envolvente e os métodos de cálculo de pensões. Quanto aos fundos de pensões privados serão analisados os diversos tipos de planos de pensões bem como os métodos de financiamento dos mesmos.
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter conhecimentos ao nível da análise matemática, calculo financeiro e cálculo actuarial.
Conteúdo
A Segurança Social
Teoria dos três pilares
Principais Sistemas e problemas da Segurança Social
Planos e fundos de pensões
Legislação
Desenho de planos de pensões
Pressuposos para avaliação de benefícios e contribuições futuras
Avaliação actuarial de responsabilidades e contribuições (Planos de Benefício Definido)
Métodos actuariais de financiamento
Planos de Contribuição Definida
Breves noções de gestão de fundos de pensões
Modelos de ALM aplicados a pensões
Bibliografia
Legislação em vigor
Bowers, Newton, Gerber, Hickman, Jones and Nesbitt. (1997) Actuarial Mathematics (second edition). Itasca, Illinois: The Society of Actuaries
Winklevoss, H (2002) Pension mathematics with numerical illustrations; Pension Research Council of the Wharton School of the University of Pennsylvania.
Neill, A. (1992) Life contingencies. Butterworth-Heinemann, Oxford
Garcia, J; Simões, O (2010) Matemática Actuarial - Vida e Pensões. Editora Almedina
Método de ensino
O docente expõe a matéria recorrendo a slides e previligiando a troca de ideias para chegar ao objetivo de cada aula. Os alunos realizam trabalhos práticos de aplicação dos conceitos adquiridos nas aulas ao longo do semestre. Sempre que possivel a matéria é ilustrada com exemplos reais da atividade seguradora e da Segurança Social. As aulas decorrem em laboratório para ser possivel aceder a conteúdos na internet e resolução de exercícios recorrendo a Excel.
Método de avaliação
FREQUÊNCIA
É atribuída frequência aos alunos que tenham realizado os trabalhos de grupo (TP1 e TP2) e tenham nota superior a 9.5 no TP2.
Estão dispensados de obter frequência todos os alunos com estatuto especial reconhecido pelas regras gerais de avaliação da FCT-UNL
AVALIAÇÃO
A avaliação de conhecimentos é realizada através de dois trabalhos de grupo (TP1 e TP2) e um Teste (T) a realizar durante o semestre ou através de Exame em Época de Recurso (E), com duração de 3 horas.
A ausência numa avaliação traduz-se numa classificação de 0 valores nessa avaliação. A ausência no TP1 e/ou TP2 traduz-se, também, na não obtenção de frequência.
Um aluno obtém aprovação na disciplina se verificar simultaneamente as três seguintes condições:
1 - Classificação no teste (T) não inferior a 8,5 valores ou a classificação no Exame (E) não inferior a 8,5 valores;
2 - Classificação no trabalho TP1 não inferior a 8,5 e no trabalho TP2 não inferior a 9,5 valores;
3 - EN= 0,25 TP1 + 0,4 TP2 + 0,35 T não inferior a 9,5 valores ou ER= 0,6 E+ 0,4 TP2 não inferior a 9,5 valores.
A classificação final de um aluno aprovado é dada pelo arredondamento simétrico de EN ou de ER.
MELHORIA E DEFESAS DE NOTA
Todo o aluno, do presente ano lectivo, que pretenda apresentar-se a exame de melhoria de nota deve inscrever-se, para esse efeito, na Repartição Académica.
A Melhoria de Nota pode ser feita em Época de Recurso. Para haver melhoria de nota, exige-se que:
1 - A classificação obtida nesse exame (EM) seja não inferior a 9,5;
2 - O arredondamento simétrico de NEM=0,6 EM + 0,4 TP2 seja superior à classificação final anterior.
Alunos que tenham realizado a U.C. em anos anteriores exige-se que EM seja superior à classificação final anterior.
Quando a classificação final do aluno (dada por EN, Er ou NEM) sejam >= a 18,5 valores, o aluno pode optar pela nota final de 18 valores ou pela realização de uma prova adicional de defesa de nota, a combinar com o docente.