
Segurança e Higiene Ocupacionais D
Código
9731
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria Nascimento Lopes Nunes, Maria Celeste Rodrigues Jacinto
Horas semanais
2
Total de horas
14
Língua de ensino
Português
Objectivos
Desenvolver nos alunos a capacidade de conceber e aplicar modelos e técnicas de gestão da segurança e de gestão do risco. Unidade curricular orientada para metodologias de avaliação do risco em instalações industriais e/ou actividades de trabalho e para a concepção da prevenção e reforço da segurança numa perspectiva socio-económica.
Pré-requisitos
Plano de Tese submetido.
Bibliografia
International Standards: BS 8800 (2004), OHSAS 18001 (2007), ILO-OSH (2001), BS 5760-2 (1994)
Kirwan, Barry (1994). A Guide to Practical Human Reliability Assessment. Taylor & Francis. Lon
Kumamoto,H. and Henley, E.J.(1996). Probabilistic Risk Assessment and Management for Engineers and Scientists, 2nd Edition, IEEE Press,New York.
Harms-Ringdahl, L. (2001, 2013). Safety Analysis – Principles and Practice in Occupational Safety.Taylor & Francis,Lon.
Kjellén, U. (2000). Prevention of accidents through experience feedback, Taylor & Francis. Hollnagel, E. (2004). Barriers and Accident Prevention, Ashgate Publishing Ltd,Aldershot,UK
Rausand, Marvin (2011). Risk Assessment: theory, methods and applications. Wiley. ISBN: 978-0-470-63764-7.
Aven, T. (2003). Foundations of Risk Analysis. Wiley.
Método de ensino
A abordagem de ensino é diversificada e adaptada ao número de alunos inscritos. Envolve uma combinação de aulas, sessões tutoriais, discussão de casos de estudo, acompanhamento, e auto-estudo. A intenção é ampliar e reforçar os aspectos que irão influenciar mais o desenvolvimento da tese.
Método de avaliação
A avaliação será efectuada através da realização de um trabalho final (breve estudo de investigação), eventualmente aplicado a um sistema real de trabalho. O relatório escrito deve, na medida do possível, apoiar a “revisão da literatura” e “estado da arte” da tese de doutoramento onde vai estar integrado. Para além da componente escrita, o trabalho poderá estar sujeito a apresentação e discussão oral. Dependendo do número de alunos, o trabalho pode ser um único individual ou vários trabalhos de grupo.