
Epidemiologia geral das parasitoses
Code
1290010
Academic unit
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Department
Unidade de Parasitologia Médica
Credits
2
Teacher in charge
Inês Fronteira
Weekly hours
TP-15; OT-8
Teaching language
Português
Objectives
No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
1. Compreender os conceitos e métodos epidemiológicos;
2. Identificar os principais desenhos de estudo em epidemiologia;
3. Enumerar as vantagens e desvantagens dos principais desenhos de estudo;
4. Calcular as principais medidas de frequência e associação;
5. Interpretar as principais medidas de frequência a associação;
6. Enumerar pelo menos dois elementos essenciais à vigilância epidemiológica.
7. Calcular sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo de um teste diagnóstico.
8. Interpretar as medidas de desempenho de um teste de diagnóstico.
9. Descrever pelo menos um método de amostragem.
Prerequisites
Não aplicável
Subject matter
1. Introdução à Epidemiologia.
2. Desenho de estudos epidemiológicos.
3. Medidas de frequência e efeito.
4. Amostragem: probabilística e não probabilística.
5. Erro, viés, confundimentos e interacção.
6. Vigilância epidemiológica – conceitos.
7. Causalidade e processo de inferência causal em epidemiologia.
8. Rastreio. Avaliação da validade e fiabilidade dos testes diagnóstico.
Bibliography
• Gordis, L. (2009). Epidemiology. (4 ed) Philadelphia: Saunders Elsevier.
• Olsen, J., Christensen, K., Jeff, M., and Ekbom, A. (2010). An introduction to epidemiology for health professionals. Springer.
• Gerstamn, B.B. (2003). Epidemiology kept simple: an introduction to traditional and modern epidemiology (2 ed.). John Wiley and Sons Ltd.
• Rothman, K. J. and Greenland, S. (1998). Modern Epidemiology. (2 ed.) Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Teaching method
Será utilizado o método expositivo para apresentar e definir conceitos. O método ativo será usado na resolução de problemas, quer individualmente quer em grupo.
Evaluation method
A avaliação consistirá de um exame final escrito que cobrirá toda a matéria do curso e tomará a forma de perguntas de resposta múltipla, perguntas de resposta curta, perguntas de verdadeiros e falsos. Poderá ser necessária a realização de pequenos cálculos. O exame final equivale a 100% da classificação final do curso.
A classificação final do curso será atribuída na escala de 0 a 20 valores. Considera-se aprovado quem tiver classificação final igual ou superior a 10 valores.
Os alunos com classificação final inferior a 10 valores poderão realizar um exame final escrito cuja classificação equivalerá 100% da classificação final do curso.