
Micologia Médica
Code
5573011
Academic unit
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Credits
2
Teacher in charge
Miguel Viveiros
Weekly hours
T: 12 TP: PL: 4 TC: S: OT: O:
Teaching language
Português
Objectives
Classificar os fungos patogénicos em grupos gerais. Descrever as micoses associadas a diferentes grupos específicos ou infecções associadas a um agente etiológico específico. Reconhecer os locais de maior ocorrência dos agentes etiológicos. Identificar as características morfológicas e fisiológicas dos fungos patogénicos. Compreender a epidemiologia e as infecções e o percurso da transmissão dos fungos estudados. Conhecer a manipulação correcta e em segurança dos produtos biológicos infectados e culturas de fungos patogénicos. Identificar os meios de cultura específicos e as condições de incubação mais adequadas para o isolamento e identificação de fungos patogénicos. Descrever os métodos e as técnicas de identificação dos fungos patogénicos e fungos oportunistas. Esquematizar a metodologia da identificação laboratorial das leveduras e descrever as características dos fungos filamentosos associados a infecções humanas. Descrever os métodos mais recentes de diagnóstico molecular que podem ser utilizados no diagnóstico de micoses. Compreender as vantagens e limitações tanto dos métodos convencionais de identificação de fungos patogénicos assim como dos métodos moleculares. Descrever os fármacos utilizados no tratamento das infecções fúngicas, o seu modo de acção e as vantagens e desvantagens de cada um.
Prerequisites
Não tem
Subject matter
1. Introdução à Micologia Médica. Caracterização dos fungos patogénicos: estrutura somática, crescimento e necessidades nutritivas. Dimorfismo. Condições de crescimento. Ultraestrutura da célula fúngica. 2. Sistemática e ecologia de leveduras. Posição filogenética das leveduras entre os fungos. Ecologia das leveduras. Classificação de leveduras: critérios tradicionais e moleculares. 3. As micoses humanas: infecções estritamente superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistémicas. Micoses oportunistas: candidíases, aspergiloses e criptococose. 4. Ecologia dos fungos patogénicos ao homem. Epidemiologia das infecções fúngicas. Patogenicidade fúngica e factores de virulência - factores fúngicos e factores do hospedeiro. 5. Grupos de fármacos antifúngicos e alvos nos agentes patogénicos. Susceptibilidade in vitro aos antifúngicos. Mecanismos genéticos de resistência. 6. Introdução ao diagnóstico laboratorial em Micologia Médica. Procedimentos laboratoriais utilizados em Micologia Clínica. Colheita e transporte das amostras biológicas. Métodos morfológicos e fisiológicos de identificação dos fungos patogénicos. 7. Identificação de leveduras nos Laboratórios de Diagnóstico em Microbiologia. 8. Observação de culturas de fungos patogénicos - fungos filamentosos e leveduras.
Bibliography
1. Porto E., Martins J. E., Heins-Vaccari E., Melo N.T., Lacaz C. (2009) 9ª ed. “Tratado de Micologia Médica Lacaz” Ed. Sarvier. ISBN : 8573781238 2. San-Blas G., Calderone R. A. (2008). “Pathogenic Fungi: Insights in Molecular Biology”. Ed. Center Georgetown University, Washington DC, USA. Caister Academic Press. ISBN 978-1-904455-32-5 3. Evans, E.G.V., Richardson, M. D. (1989). “Medical Mycology. A practical approach”. IRL Press. ISBN 1-55581-212-0 4. Anaissie, E. J., McGinnis, M. R., Pfaller, M. A. (2009) 2nd Edition. “Clinical Mycology”. Ed. Elsevier. ISBN 978-1-4160-5680-5 5. Kwon-Chung, K.J., Bennett, J.E. (1992). “Medical Mycology”. Lea and Febiger. ISBN 0-8121-1463-9
Teaching method
Aulas presenciais
Evaluation method
Avaliação Teórica e Prática por exame final com questões de escolha múltipla e questões de resposta aberta, quantificado de 0 a 20 valores. Aprovação na Unidade Curricular com mínimo de 10 (9,5) valores.