Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Protozoologia Médica I

Code

5573023

Academic unit

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Credits

5

Teacher in charge

Lenea Campino

Weekly hours

T: 12,0 horas
TP: 14,0 horas
PL:
TC:
S:
OT: 16,0 horas
O: 3,0 horas

Teaching language

Português

Objectives

No fim desta unidade curricular os alunos devem estar aptos a:
• Demonstrar capacidade de compreensão sistemática dos novos conhecimentos sobre as principais parasitoses causadas por protozoários de relevância médica: a biologia, fisiopatologia, epidemiologia e quadros clínicos causados pelos parasitas unicelulares intestinais, por

Subject matter

Introdução à Protozoologia Médica com estudo de conceitos importantes para a compreensão da UC: parasitoses zoonóticas e antroponóticas. Infecção e doença. Doenças emergentes/reemergente, oportunistas, negligenciadas e da pobreza. Noções de Eco-epidemiologia e conceito de “One Health”. Apresentação das parasitoses causadas por protozoários de interesse médico: biologia, epidemiologia, aspectos clínicos, noções de tratamento, prevenção e controlo dos agentes causais da Família Trypanosomatidae e género Leishmania e leishmanioses. Toxoplasma gondii e toxoplasmose no hospedeiro imunocompetente e imunocomprometido. Protozoários intestinais comensais e patogénicos, Giardia duodenalis e Entamoeba histolytica, E. coli e outras amebas do tubo digestivo; Amebas de vida livre: géneros Acanthamoeba, Balamuthia e Naegleria).

Bibliography

Cook, G.C. and Zumla, A.L. (Eds). (2014). Manson’s Tropical Diseases. London: Saunders Elsevier.
Berenguer, J.G. (2006). Manual de Parasitologia. Barcelona: Universitat de Barcelona.
Campino, L. Maia, C. Cortes, S. Maurício, I. (2012). Leishmaniose. Doença Negligenciada da Pobreza e Emergente no Mare Nostrum - oito Décadas de Contributo do IHMT. Anais do Instituto de Higiene e Medicina, 11: 57-59.

Teaching method

Nas aulas teóricas e teórico-práticas utiliza-se o método expositivo. Nas TP os alunos fazem observação microscópica de preparações com microrganismos e outras técnicas laboratoriais de diagnóstico. Os alunos elaboram um relatório sobre as atividades práticas. As OT destinam-se à discussão e preparação de textos científicos e comunicações orais.

Evaluation method

A avaliação consiste num exame teórico de 60 perguntas com resposta múltipla, abrangendo toda a matéria abordada na UC, avaliação de 0 a 20.

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