
Malária
Código
1290014
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Parasitologia Médica
Créditos
2
Professor responsável
Ana Paula Arez
Horas semanais
T-6; TP-7;PL-11; OT-6 ;
Língua de ensino
Português ;
Objectivos
Os alunos no final da unidade curricular de Malária deverão: 1. Conhecer o ciclo de vida da malária – parasita e hospedeiros - humano e mosquito vetor. 2. Aprofundar o conhecimento sobre as interações entre o parasita e os dois hospedeiros. 3. Conhecer diferentes áreas de interesse no estudo da malária e a sua atualidade. 4. Conhecer e executar algumas metodologias básicas para o estudo experimental da malária, seguindo as principais fases do ciclo de vida.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1. Revisão de conceitos básicos sobre malária. 2. Abordagem de alguns aspetos das três componentes do ciclo de vida: a) Parasita: diagnóstico parasitológico da malária; resistência parasitária aos antimaláricos; b) Interação parasita-hospedeiro – mosquito – resposta à infeção e utilização de modelo experimental murino; c) Interação parasita-hospedeiro – humano – importância da célula hospedeira e das suas vias metabólicas no desenvolvimento parasitário. 3. Abordagem das principais vias de prevenção e tratamento da malária numa perspetiva de estabelecimento de estratégias e ferramentas de controlo.
Bibliografia
Os diapositivos das próprias aulas, os materiais de apoio ao estudo, os protocolos laboratoriais, etc são disponibilizados na plataforma Moodle da instituição e/ou diretamente pelos docentes da UC. Para cada aula é aconselhada uma lista de referências bibliográficas especialmente adequadas à temática da aula, estando esta informação disponível com antecedência juntamente com os sumários e conteúdos das aulas.
Método de ensino
A UC organiza-se em 3 aulas teóricas introdutórias, 4 aulas teórico-práticas, 1 aula prática laboratorial e 1 exame teórico escrito, num total de 20 horas presenciais.
Método de avaliação
A avaliação inclui 1) cumprimento da assiduidade mínima (assistência ao mínimo de 75% das aulas previstas e 2) exame teórico. O exame é composto por 25 questões de escolha múltipla (0,5 valores/questão) e cinco questões de desenvolvimento médio (abordando temas das aulas práticas, máximo 1 página, 1,5 valor/pergunta) e classificado numa escala de 0-20 valores. A aprovação é obtida se observada a frequência mínima de aulas e classificação final igual ou superior a 10 valores. A avaliação de 2ª época, para alunos que chumbem ou que requeiram melhoria de nota, é efetuada através de exame escrito, igualmente composto por 25 questões de escolha múltipla e cinco questões de desenvolvimento médio. A avaliação da UC e do respetivo corpo docente é efetuada através do sistema de avaliação da qualidade do ensino em vigor no IHMT.