
Avaliação em saúde
Código
1983008
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica
Créditos
2
Professor responsável
Zulmira Hartz
Horas semanais
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
Esta unidade curricular visa promover a formação de pesquisadores e profissionais na investigação e avaliação das intervenções ou programas de saúde que contribuam para a adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no seu âmbito de trabalho . Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: • Conhecer e adequar os tipos de avaliação e abordagens metodológicas em função da complexidade das intervenções e diversidade contextual; • Efectuar uma revisão sistemática da documentação do programa complementada pelo aporte da literatura para modelar as acções avaliadas; • Realizar técnicas de consenso na construção e validação de critérios e medidas; • Planejar e executar projectos de avaliação institucionais ou comunitários; • Compreender, sistematizar, julgar e comunicar os resultados de sua avaliação a diferentes audiências; • Adoptar na prática profissional os padrões normativos e éticos que devem orientar as pesquisas avaliativas; • Facilitar e promover o uso da avaliação para a melhoria das intervenções.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1. Conceitos e métodos de avaliação - Conceitos, caracterização e contextualização das intervenções em saúde - Tipos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa - Papel dos avaliadores internos e externos - Métodos de coleta de dados; Estudos quantitativos, qualitativos, e outros desenhos - Conceito de meta-avaliação - Parâmetros para realização da meta-avaliação 2. Etapas da Avaliação I - Identificação e envolvimento dos interessados na avaliação - Representação lógica dos componentes do programa - Componentes e dimensões do ML - Procedimentos na identificação e seleção das perguntas avaliativas - Importância de orientar a avaliação aos principais usuários 3. Etapas da Avaliação II - Objetivos, critérios, indicadores, e padrões - Métodos e técnicas de coleta e análise de dados; Resultados mais significativos - Plano de avaliação - Julgamento de valor do programa - Preparação das recomendações - Uso das lições aprendidas - Disseminação dos resultados da avaliação 4. Prática profissional em avaliação - Cultura de avaliação ou “mainstreaming evaluation” - Usos e influência da avaliação - Os papéis dos avaliadores internos e externos - Competências do avaliador - Dificuldades éticas encontradas no processo de avaliação
Bibliografia
BROUSSELLE A, CHAMPAGNE F, CONTANDRIOPOULOS A-P e HARTZ ZMA (Org.) (2011). Avaliação no campo da Saúde: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 292p CRACKNELL, B. E. (2000). Evaluating Development Aid- London:Sage HARTZ Z MA, FELISBERTO E, VIEIRA DA SILVA LM. (org)(2008) Meta-avaliação da atenção básica à saúde – teoria e prática. Organizado por Rio de Janeiro : Editora FIOCRUZ. MINAYO, M.C.S.; Assis S.G ; Souza, E.R.(org)(2005): Avaliação por triangulação de métodos. Rio de Janeiro: Ed Fiocruz. PATTON, M.Q. (1997). Utilization Focused Evaluation: The News Century Text. 3ª Edition, Thousand Oaks, California: Sage Publications. POTVIN L, McQUEEN D (editors)(2008). Health promotion evaluation practices in the Americas: values and research. New York: Springer. WHORTEN, B. R.; SANDERS, J. R. and FITZPATRICK, J. L. (1997). Program Evaluation: Alternative Approaches and Practical Guidelines. USA: Longman Publishers
Método de ensino
Unidade curricular em b-learning com actividades didácticas individuais e em grupos, apoiadas na bibliografia previamente distribuída (textos conceituais, manuais operativos, relatórios de pesquisas e artigos de revistas científicas), encorajando-se a auto aprendizagem e um senso crítico que facilitem a aquisição das competências desejadas. Participação nas actividades e produtos dos trabalhos em grupo, comunicações de artigos científicos e apresentação (oral/escrita) de revisão sistemática da literatura sobre os efeitos de uma intervenção escolhida ou um plano para sua avaliação.
Método de avaliação
Ao final de cada Módulo, o aluno será avaliado nas atividades previstas: - Realização das Tarefas com envio de arquivo e trabalho final - Participação em foruns de discussão ou comunidades de práticas e webminários O cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido demonstra seu grau de organização e, em última instância, o interesse e disponibilidade no processo de aprendizagem. Portanto, esse será um requisito observado no processo de avaliação. A pontuação final por Módulo será resultante da soma das pontuações obtidas quanto aos critérios acima. A Avaliação Final dos Módulos (AFM) será baseada na média ponderada da pontuação dos Módulos, considerando a estimativa de sua carga horária. A média final será calculada através de média aritmética ponderada, considerando os pesos atribuídos da Avaliação Final dos Módulos e da Avaliação do Trabalho Final.