Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Avaliação em saúde

Código

1983008

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica

Créditos

2

Professor responsável

Zulmira Hartz

Horas semanais

Língua de ensino

Inglês e Português

Objectivos

Esta unidade curricular visa promover a formação de pesquisadores e profissionais na investigação e avaliação das intervenções ou programas de saúde que contribuam para a adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no seu âmbito de trabalho . Ao final da disciplina os alunos deverão ser capazes de:

• Conhecer e adequar os tipos de avaliação e abordagens metodológicas em função da complexidade das intervenções e diversidade contextual;
• Efectuar uma revisão sistemática da documentação do programa complementada pelo aporte da literatura para modelar as acções avaliadas;
• Realizar técnicas de consenso na construção e validação de critérios e medidas;
• Planejar e executar projectos de avaliação institucionais ou comunitários;
• Compreender, sistematizar, julgar e comunicar os resultados de sua avaliação a diferentes audiências;
• Adoptar na prática profissional os padrões normativos e éticos que devem orientar as pesquisas avaliativas;
• Facilitar e promover o uso da avaliação para a melhoria das intervenções.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

1. Conceitos e métodos de avaliação
- Conceitos, caracterização e contextualização das intervenções em saúde
- Tipos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa
- Papel dos avaliadores internos e externos
- Métodos de coleta de dados; Estudos quantitativos, qualitativos, e outros desenhos
- Conceito de meta-avaliação
- Parâmetros para realização da meta-avaliação

2. Etapas da Avaliação I
- Identificação e envolvimento dos interessados na avaliação
- Representação lógica dos componentes do programa
- Componentes e dimensões do ML
- Procedimentos na identificação e seleção das perguntas avaliativas
- Importância de orientar a avaliação aos principais usuários

3. Etapas da Avaliação II
- Objetivos, critérios, indicadores, e padrões
- Métodos e técnicas de coleta e análise de dados; Resultados mais significativos
- Plano de avaliação
- Julgamento de valor do programa
- Preparação das recomendações
- Uso das lições aprendidas
- Disseminação dos resultados da avaliação

4. Prática profissional em avaliação
- Cultura de avaliação ou “mainstreaming evaluation”
- Usos e influência da avaliação
- Os papéis dos avaliadores internos e externos
- Competências do avaliador
- Dificuldades éticas encontradas no processo de avaliação

Bibliografia

BROUSSELLE A, CHAMPAGNE F, CONTANDRIOPOULOS A-P e HARTZ ZMA (Org.) (2011). Avaliação no campo da Saúde: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 292p
CRACKNELL, B. E. (2000). Evaluating Development Aid- London:Sage
HARTZ Z MA, FELISBERTO E, VIEIRA DA SILVA LM. (org)(2008) Meta-avaliação da atenção básica à saúde – teoria e prática. Organizado por Rio de Janeiro : Editora FIOCRUZ.
MINAYO, M.C.S.; Assis S.G ; Souza, E.R.(org)(2005): Avaliação por triangulação de métodos. Rio de Janeiro: Ed Fiocruz.
PATTON, M.Q. (1997). Utilization Focused Evaluation: The News Century Text. 3ª Edition, Thousand Oaks, California: Sage Publications.
POTVIN L, McQUEEN D (editors)(2008). Health promotion evaluation practices in the Americas: values and research. New York: Springer.
WHORTEN, B. R.; SANDERS, J. R. and FITZPATRICK, J. L. (1997). Program Evaluation: Alternative Approaches and Practical Guidelines. USA: Longman Publishers

Método de ensino

Unidade curricular em b-learning com actividades didácticas individuais e em grupos, apoiadas na bibliografia previamente distribuída (textos conceituais, manuais operativos, relatórios de pesquisas e artigos de revistas científicas), encorajando-se a auto aprendizagem e um senso crítico que facilitem a aquisição das competências desejadas. Participação nas actividades e produtos dos trabalhos em grupo, comunicações de artigos científicos e apresentação (oral/escrita) de revisão sistemática da literatura sobre os efeitos de uma intervenção escolhida ou um plano para sua avaliação.

Método de avaliação

Ao final de cada Módulo, o aluno será avaliado nas atividades previstas:
- Realização das Tarefas com envio de arquivo e trabalho final
- Participação em foruns de discussão ou comunidades de práticas e webminários

O cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido demonstra seu grau de organização e, em última instância, o interesse e disponibilidade no processo de aprendizagem. Portanto, esse será um requisito observado no processo de avaliação. A pontuação final por Módulo será resultante da soma das pontuações obtidas quanto aos critérios acima. A Avaliação Final dos Módulos (AFM) será baseada na média ponderada da pontuação dos Módulos, considerando a estimativa de sua carga horária. A média final será calculada através de média aritmética ponderada, considerando os pesos atribuídos da Avaliação Final dos Módulos e da Avaliação do Trabalho Final.

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