
Saúde e Ambiente
Código
1983016
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica
Créditos
5
Professor responsável
Rosa Teodósio
Horas semanais
Nº total de horas: 56 horas (2 ECTS) N.º de Horas Semanais: T 5 Horas (de um Total de 10 h distribuídas por 2 semanas); OT 5 Horas (de um Total de 10 h distribuídas por 2 semanas); T-P 2 H + Seminário – 4 H, em 1 semana.
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
No fim desta Unidade Curricular, os alunos terão aprendido: • A reconhecer as características do meio ambiente biológico e ecológico (água, saneamento, alimentos, habitação) mais relevantes para a exposição a agentes e factores de risco para doenças, principalmente as Transmissíveis; • A reconhecer as características do meio ambiente modificado pelo Homem (urbanização e agentes – factores de risco não biológicos); • Analisar as competências habituais do Sector Saúde (redes de vigilância epidemiológica) na promoção de ambientes saudáveis
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Conceito de saúde ambiental. Elementos do ambiente com impacto sobre a saúde. Doenças emergentes, re-emergentes e ambiente. Água: • Ciclos hidrológico e de utilização da água. • Acesso a água limpa em países desenvolvidos e em desenvolvimento. • Características de qualidade da água e riscos para a saúde. • Tratamento da água de consumo. Alimentos: • Sistema de abastecimento de produtos alimentares. • Insalubridade dos produtos alimentares, agentes contaminantes, alimentos implicados, riscos para a saúde. • Saneamento dos alimentos. Águas residuais: • Classificação, características, mecanismos de transmissão de doença. • Tratamento de águas residuais. • Doenças transmitidas a partir dos excreta, impacto dos sistemas de evacuação dos excreta e da higiene individual no nível de saúde das populações. Habitat artificial humano: • Factores do habitat com efeito sobre a saúde (radiações, campos electromagnéticos, poluição do ar, contaminação alimentar, dioxinas e poluição química). • Princípios fundamentais de uma habitação salubre. • Patologias predominantes. Ambiente Ocupacional: Factores de Risco e agentes patogénicos Aspectos particulares de importância emergente nos Países de Baixa – Média Renda: • Urbanização rápida e infra-estruturas urbanas. • Alterações climáticas e saúde.
Bibliografia
WHO and UNICEF (2013) Progress on Sanitation and Drinking-Water: 2013 update. Brooker S et al. (2006) Global epidemiology, ecology and control of soil-transmitted helmint infections. Adv Parasitol 62: 221-261 OMS (2012) Lutte contre les helminthiases chez les enfants d’âge scolaire. Guide à l’intention des responsables des programmes de lutte. 2 ème édition, Organization Mondiale de la Santé, Genève, Suisse TILLEY, E.; LUETHI, C.; MOREL, A.; ZURBRUEGG, C.; SCHERTENLEIB, R. (2008) Compendium of Sanitation Systems and Technologies. Duebendorf and Geneva: Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology (EAWAG). Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac (2008). Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Água e Alimentos. Investigação de surtos. Normas e instruções. S. Paulo, Brasil United Nations Human Settlements Programme, 2008.State of the World’s Cities 2008/2009. Harmonious Cities. Earthscan World Health Organization and World Meteorological Organization 2012. Atlas of health and climate. Geneva, 2012 ILO. Introductory report: global trends and challenges on occupational safety and health : XIX World Congress on Safety and Health at Work: Istanbul Turkey, 11-15 September 2011 / International Labour Office.- Geneva: ILO, 2011
Método de ensino
Exposição em sala de aula; procura guiada de informação; tutoria de trabalhos de utilização de conceitos, informação e metodologias
Método de avaliação
Trabalho escrito As avaliações privilegiam: a) a integração de conhecimentos e capacidades, entre os conteúdos temáticos; b) a aplicação de conhecimento no estudo de casos.