
Desenvolvimento comunitário
Código
1983021
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica
Créditos
5
Professor responsável
Paulo Ferrinho
Horas semanais
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
A saúde das pessoas é uma das primeiras preocupações e requisitos do desenvolvimento comunitário. Há duas razões principais para tal: uma é que as condições para uma vida saudável (tais como água potável e abastecimento de alimentos) excede a capacidade do indivíduo ou da família para as controlarem; a segunda é que pessoas saudáveis são um pré-requisito, dos mais importantes, para o desempenho adequado das tarefas do desenvolvimento. br> Os serviços de saúde comunitária são as instituições criadas para garantir a saúde de uma ou mais comunidades. Estão enfocados essencialmente com o desenvolvimento de condições saudáveis para a população em geral, através do controlo efetivo das relações entre as pessoas e as outras componentes bióticas e abióticas da comunidade. A tecnologia médica só por si não é suficiente para dar satisfação às suas necessidades de saúde. Portanto, o reforço da saúde comunitária depende, em muito, da capacidade da população local para gerir o seu ecossistema comunitário, i.e., o principal fator determinante da saúde comunitária é a capacidade das pessoas para lidarem com as suas potencialidades de saúde pessoais, sociais, culturais e ambientais. Por isso, argumentamos que o sucesso de qualquer projeto de saúde comunitária depende da sua integração num plano amplo de desenvolvimento comunitário. br> Assim sendo, os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular incluem: br> • Conhecer as principais perspetivas teóricas dos conceitos de Comunidade, Desenvolvimento e de Desenvolvimento Comunitário br> • Descrever e discutir os fundamentos conceptuais e metodológicos básicos dos Programas de Desenvolvimento Comunitário (PDC); br> • Confrontar esses fundamentos conceptuais e metodológicos com os da prática da Saúde Pública e dos Cuidados de Saúde Primários Orientados para a Comunidade (CSPOC); br> • Adquirir competências para encorajar uma abordagem salutogénica e facilitar ganhos em saúde como parte de PDC. br>
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Os conteúdos programáticos estarão divididos em dois períodos: um introdutório, teórico-prático (1 ECTS) e outro de estágio comunitário (4 ECTS). br> A introdução teórico-prática incidirá sobre a compreensão de: br> • Conceitos de comunidade; br> • Conceitos de Desenvolvimento e de Desenvolvimento Comunitário; br> • Conceito de Saúde Pública; br> Conceito de Cuidados de Saúde Primários e de CSPOC; br> • Conceito de salutogénese; br> • Conceito de ganhos em saúde; br> • Abordagens ao Desenvolvimento Comunitários em diversos países do Mundo; br> • Metodologia de ação em Programas de Desenvolvimento Comunitário (PDC); br> • Metodologia de ação de programas de Saúde Pública e de programas de CSPOC; br> • Estratégias de intervenção para encorajar a salutogénese e suster ganhos em saúde em PDC. br> O estágio comunitário envolverá a aplicação supervisionada no seio de uma comunidade dos conhecimentos adquiridos no período introdutório. Os objetivos da aprendizagem serão específicos para cada estágio. De uma forma geral o estudante deverá conseguir colocar na agenda de agentes locais de desenvolvimento comunitário problemáticas relevantes relacionadas com a saúde dessa comunidade e, considerando sempre três aspetos básicos: a educação e a organização da população bem como o apoio técnico para a sua ação. br>
Bibliografia
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Método de ensino
Na introdução, propõe-se para esta unidade curricular o recurso à combinação de sessões teórico e teórico-práticas, recorrendo à experiência dos estudantes e docentes e à discussão crítica de estudos de casos. br> No estágio o estudante será apoiado pelos docentes da UC e por um agente local de apoio ao desenvolvimento que será o seu tutor. É esperada a elaboração de relatórios e aprendizagem através do trabalho autónomo dos estudantes na comunidade. Os estudantes reunir-se-ão regularmente comos colegas de outros campos de estágios para partilha de experiências e aprendizagens. br>
Método de avaliação
A avaliação da aprendizagem será realizada através da apresentação e discussão do trabalho desenvolvido durante o estágio na comunidade e de uma avaliação contínua por parte do tutor.