
Imunidade inata e adquirida – Aplicações em parasitologia
Código
5573019
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
2,5
Professor responsável
Gabriela Santos-Gomes
Horas semanais
T: 6 TP: 7 S: 2 OT: 8
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
A unidade curricular Imunidade inata e adquirida – Aplicações em parasitologia tem como objetivos gerais que os alunos: 1. Identifiquem as populações celulares e os principais mecanismos de ativação da imunidade inata 2. Compreendam a especificidade da resposta imunitária adquirida e reconheçam a sua importância relativa no contexto do sistema imunológico em geral 3. Identifiquem o tipo de resposta imunitária (humoral e celular) desencadeada pelo hospedeiro (vertebrado e invertebrado) parasitado 4. Reconheçam as estratégias desenvolvidas pelos parasitas para se evadir à ação do sistema imunológico do hospedeiro 5. Entendam a importância da homeostasia imunológica 6. Compreendam o processo de desenvolvimento da memória imunológica e reconheçam a sua importância no desenho de vacinas antiparasitárias Adicionalmente pretende-se que os estudantes desenvolvam as seguintes competências gerais: 7. Adquiram métodos de trabalho laboratorial 8. Saibam selecionar as metodologias analíticas (laboratoriais ou in silico) mais adequadas aos problemas propostos 9. Transmitam e discutam informações ou factos científicos de forma clara e criteriosa E as seguintes competências especificas: 10. Executem técnicas imunoserológicas e imunoenzimáticas 11. Compreendam os princípios básicos das metodologias de imunologia celular e molecular 12. Identifiquem o universo de aplicação das diferentes metodologias
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
1. Aulas teóricas 1.1 Resposta imunológica inata do hospedeiro vertebrado e invertebrado infectado por parasitas. Imunidade inata. Activação do sistema do complemento. Células polimorfonucleares, monocitos/macrófagos e células dendríticas. Quimiotaxia. Receptores Toll-like e NOD. Stress oxidativo e desgranulação. Apoptose. Células apresentadoras de antigénios. Complexo major de histocompatibilidade. 1.2. Resposta imunológica adquirida do hospedeiro infectado por parasitas. Células B. Classes de imunoglobulinas. Ligação anticorpo antigénio. Activação linfocitária. Linfócitos T helper (CD4+) e citotóxicos (CD8+). Moléculas de co-estimulação. Citocinas e quimiocinas. Respostas Th1, Th2 e Th17. 1.3. Homeostasia imunológica. Regulação da resposta efectora. Diferenciação e activação das células T reguladoras (CD4+CD25+FOXP3+). Resposta Th3. Memória imunológica central e efectora. Vacinas. 2. Aulas práticas 2.1. Técnicas de imunidade humoral (imunofluorescência, immunoblot). 2.2. Metodologias laboratoriais de biologia celular. Citometria de fluxo. 2.3. Metodologias utilizadas na avaliação da actividade leucocitária inata (respiração oxidativa e desgranulação). 3. Seminários Os seminários serão efectuados pelos alunos no âmbito dos seguintes temas: 3.1. Interação parasita/hospedeiro 3.2. Susceptibilidade/resistência individual à infeção por parasitas 3.3. Utilização de modelos animais no estudo da resposta imunológica aos parasitas 3.4. Desenvolvimento de vacinas antiparasitárias
Bibliografia
1. Immunology. 2006. 7ª edição. Roitt I., Brostoff J., Male D. (Ed.), Mosby, London, 544 pg. 2. The cytokine handbook. 2008. 3ª edição. Thomson A. Academic Press, London, 1017 pg 3. Advanced immunology. 1987. 2ª edição. Male D, Champion B, Cooke A, Owen M., Grower, London 4. Artigos cientificos de revisão 5. Artigos cientificos experimentais
Método de ensino
Os métodos utilizados são o ensino expositivo nas aulas teóricas, a aprendizagem por resolução de problemas nas aulas práticas e a realização de seminários pelos alunos, com apoio tutorial disponível.
Método de avaliação
A avaliação final resulta do somatório ponderado das classificações obtidas na avaliação contínua exercida nas aulas teóricas e práticas, na avaliação dos seminários e no exame final. A classificação igual ou superior a 10, expressa numa escala de 0-20 valores, determina a aprovação da unidade curricular.