
Epidemiologia molecular
Código
5863013
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Parasitologia Médica
Créditos
5
Professor responsável
Isabel Maurício
Horas semanais
Aulas teóricas: 10 Horas (Total de Horas) Aulas teórico/práticas10 Horas (Total de Horas) Aulas práticas laboratoriais10 Horas (Total de Horas) Seminários: 10 Horas (Total de Horas) Orientação tutorial: 10 Horas (Total de Horas)
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
No fim desta unidade curricular os alunos deverão conseguir: - escolher e aplicar métodos epidemiológicos, de tipagem molecular e de análise (estatísticos, filogenéticos, genética populacional e outros métodos bioinformáticos) usados em estudos de epidemiologia molecular de acordo com os objectivos e o tipo de organismo em estudo - analisar o uso de biomarcadores para avaliação de exposição - planear, analisar e interpretar estudos geográficos, de patogénese e transmissão de agentes infecciosos e parasitários - analisar criticamente teorias de origem infecciosa em doençias sem etiologia conhecida - discutir como investigar falhas de vacinação e tratamento e distinguir recrudescência de re-infecção - discutir o uso da epidemiologia molecular em vigilância e controlo de doençias infecciosas e parasitárias- pesquisar e analisar criticamente a literatura existente sobre os diversos temas referidos nos conteúdos programáticos, assim como de auto avaliação e avaliação dos outros alunos.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Contribuição da biologia molecular para responder a questões epidemiológicas. Caracterização genética de populações de organismos patogénicos: métodos de genotipagem, desenvolvimento e validação. Métodos estatísticos em epidemiologia molecular Biomarcadores para avaliação de exposição Estudos geográficos. Estudos de patologia de doençias infecciosas e parasitárias. Estudos de transmissão de doençias infecciosas e parasitárias, incluindo vectores, hospedeiros intermediários, modelos. Aplicações em vigilância e controlo de doençias infecciosas e parasitárias Aplicações práticas e históricas da epidemiologia molecular
Bibliografia
Molecular Epidemiology of Infectious Diseases, 2004, Lee Riley, American Society for Microbiology Molecular Epidemiology (Practical Approach Series), 2001, Mary Carrington and Rus Hoelzel editors, OUP Oxford
Método de ensino
Esta UC integrará sessões tutoriais, aulas teóricas e práticas de introdução a temas básicos, seminários de investigação liderados por docentes. Esta UC incluirá processos de avaliação contínua formativa incluindo discussões nas aulas e apresentação e discussão de um seminário, o que incluirá componentes de auto-avaliação, avaliação por pares e por docentes.
Método de avaliação
Esta UC incluirá processos de avaliação contínua formativa e sumativa. A avaliação formativa será principalmente baseada em apresentação de um seminário, sobre temas a definir pelo Coordenador desta UC, mas também na participação em discussões nas aulas, assim como uma revisão do portfolio (ver avaliação sumativa). Este componente incluirá componentes de auto-avaliação, avaliação por pares e por docentes. A avaliação sumativa será baseada num portfolio escrito individual incluindo os diapositivos do seminário e reflexão crítica sobre o mesmo, revisão crítica de um artigo, plano de um projecto e comentários a seminários.