
Segurança e Manipulação Laboratorial
Código
9512023
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Microbiologia Médica
Créditos
3
Professor responsável
Maria Luísa Vieira
Horas semanais
T: 3 Aulas teóricas: 4,5 Horas / semana (Total de 9 Horas, distribuídas por 2 semanas) TP: 2 Aulas teórico-práticas: 3 Horas / semana (Total de 6 Horas, distribuídas por 2 semanas) P: 1 aula prática: 3 Horas / semana (Total de 3 Horas, distribuídas por 1 (uma) semana) OT: Orientação tutorial: 2 Horas / semana (Total de 6 Horas, distribuídas por 3 semanas)
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Compreender o conceito de Biossegurança e a classificação de agentes biológicos de acordo com os diferentes níveis de laboratórios das áreas de Microbiologia e Parasitologia médicas; 2. Conhecer os riscos químicos e radiológicos; 3. Conhecer as regras de transporte de amostras biológicas; 4. Compreender os conceitos de descontaminação, assepsia e esterilização; 5. Conhecer os diversos tipos de câmaras de segurança biológica; 6. Compreender o conceito de 'Controlo da Qualidade (CQ)' - Padronização de procedimentos no laboratório: meios de cultura, reagentes, vidraria e equipamentos, normas ISO e marca CE; Legislação (diretivas EU); 7. Compreender a importância do CQ interno e externo; Testes de Proficiência e Laboratórios de Referência; 8. Adquirir competência na preparação de soluções /amostras e na manipulação de reagentes de natureza diversa; 9. Saber como atuar face a uma emergência (acidente ou incidente) no contexto laboratorial; 10. Entender a relação da experimentação animal e o ambiente laboratorial No término da Unidade Curricular os alunos deverão ter competências teóricas e práticas no domínio da aplicação de princípios de Biossegurança, grupos de risco e níveis de contenção, e utilizar adequadamente o equipamento de proteção individual e de laboratório como centrífugas, balanças e câmaras de segurança biológica, entre outros.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Biossegurança (conceito); classificação de agentes biológicos; barreiras primárias, secundárias e terciárias. Riscos químicos e radiológicos; Transporte de amostras e materiais infeciosos. Câmaras de Segurança biológica. Legislação de Biossegurança Descontaminação; Assepsia; Esterilização: conceitos Desinfetantes, descontaminamtes, Situações práticas da sua utilização. Controlo da Qualidade (CQ) - conceito Padronização de procedimentos: meios de cultura, reagentes, vidraria e equipamentos. Ensaios analíticos, duplicados e controlos. CQ interno e externo; Normas ISO e marca CE; Legislação (diretivas UE). Laboratórios de Referência. Exemplos práticos de Testes de Proficiência (OMS) aplicados a ensaios de diagnóstico humano. Acidentes no laboratório: situações e medidas de emergência. Resolução de exercícios (cálculos, preparação de soluções, contagem padrão em placa de unidades formadoras de colónias). O laboratório e a experimentação animal - técnicas de contenção dos animais; administração de substâncias; colheita de amostras Visita guiada ao Biotério do IHMT.
Bibliografia
1. Manual de Segurança Biológica em Laboratório (OMS), 2004 2. Biological Safety: Principles and Practices, 4th Edition, 2006. 3. Laboratory Biosafety Guidelines: 3rd Edition, 2004. 4. http://www.goldanalisa.com.br/publicacoes/Garantia_e_Controle_da_Qualidade_no_Laboratorio_Clinico.pdf 5. Guide for the Care and Use of Laboratory Animals http://books.nap.edu/readingroom/books/labrats
Método de ensino
Aulas teóricas, teórico-práticas, práticas e tutoriais. Biossegurança - T Ricardo Parreira Descontaminação, Assepsia e Esterilização - T Ana Armada Controlo da Qualidade - T Maria Luísa Vieira Acidentes no Laboratório - TP RParreira, AArmada Resolução de Exercícios - P RParreira, AArmada, MLVieira O Laboratório vs Experimentação Animal - TP Dinora Lopes, AArmada
Método de avaliação
Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, são avaliados através da participação ativa nas aulas e por exame final escrito (teste de escolha múltipla com 50 questões). Escala de classificação de 0 a 20. Aprovação com classificação igual ou superior a 10.