
Bioestatística
Code
1290002
Academic unit
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Department
Unidade de Parasitologia Médica
Credits
2
Teacher in charge
Luzia Gonçalves
Weekly hours
Mencionado abaixo em “Métodos de Ensino”
Teaching language
Português
Objectives
No final desta UC os alunos devem compreender e aplicar conceitos essenciais da Bioestatística, incorporando o rigor metodológico desta área na investigação em parasitologia. Os alunos deverão ter noção das limitações de formação nestas áreas, procurando o intercâmbio e o diálogo com os estatísticos em determinados aspetos metodológicos que exigem bases matemáticas e epidemiológicas mais sólidas. Assim, os alunos deverão:
• 1. Compreender a importância da estatística no início do delineamento de projetos de investigação em parasitologia.
• 2. Conhecer os métodos de amostragem, com destaque aos métodos aleatórios.
• 3. Calcular, interpretar e sumariar os resultados da estatística descritiva e análise exploratória de dados, organizando-os de acordo com o tipo de publicação científica.
• 4. Realizar e interpretar criticamente os resultados dos testes estatísticos (paramétricos e não-paramétricos) e construção de intervalos de confiança, dando destaque à verificação dos seus pressupostos.
Prerequisites
Não aplicável.
Subject matter
A Estatística na investigação em Parasitologia.
A importância da amostragem aleatória na investigação.
Definição e classificação de variáveis. Cuidados com a recolha e informatização dos dados.
Análise exploratória de dados e estatística descritiva.
Inferência estatística: Parâmetros, estatísticas e distribuições amostrais; Estimação pontual e por intervalos de confiança- valores médios e proporções. Métodos alternativos de construção de intervalos no estudo de prevalências, sensibilidades e especificidades de técnicas laboratoriais; conceitos sobre testes paramétricos e não-paramétricos; Como usar estes conceitos no cálculo do tamanho da amostra,
Comparação de populações a partir de amostras independentes: os pressupostos dos testes paramétricos: Kolmogorov-Smirnov, Shapiro-Wilk e Teste de Levene; Teste T vs Mann-Whitney-Wilcoxon; Análise de variância vs Kruskal-Wallis. Comparações Múltiplas, Qui-Quadrado; correlação e regressão linear; introdução à regressão logística.
Bibliography
• Morrison, D.A. (2002) How to improve statistical analysis in parasitology research publications. Int J Parasitol., 32(8), 1065-70.
• Armstrong, R.A., Hilton, A.C. (2010) Statistical Analysis in Microbiology: StatNotes. Wiley-Blackwell.
• Callegari-Jacques, S. (2003) Bioestatística – Princípios e Aplicações. Artmed Editora SA.
• Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. John Wiley and Sons, 8th Ed.
• Sheskin, D. J. (2007) Handbook of Parametric and Nonparametric Statistical Procedures. Chapman and Hall/CRC. 4th Ed.
Teaching method
As horas de contacto totais (30 hrs.) serão distribuídas por 9 aulas teóricas-práticas (18 hrs.) e 5 sessões de orientação tutorial (10 hrs) e avaliação (2 hrs.). O número total de horas de trabalho do aluno estima-se em 60 horas. Nas aulas teórico-práticas utilizam-se programas estatísticos (SPSS, EpiTools ou outros) e recorre-se a outros recursos e plataformas online (e.g. Moodle).
Evaluation method
A avaliação é realizada por exame que inclui questões de resposta múltipla, verdadeiro/falso e outras de desenvolvimento, tendo duração de duas horas.