Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Epidemiologia geral das parasitoses

Código

1290010

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Parasitologia Médica

Créditos

2

Professor responsável

Inês Fronteira

Horas semanais

TP-15; OT-8

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
1. Compreender os conceitos e métodos epidemiológicos;
2. Identificar os principais desenhos de estudo em epidemiologia;
3. Enumerar as vantagens e desvantagens dos principais desenhos de estudo;
4. Calcular as principais medidas de frequência e associação;
5. Interpretar as principais medidas de frequência a associação;
6. Enumerar pelo menos dois elementos essenciais à vigilância epidemiológica.
7. Calcular sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e valor preditivo negativo de um teste diagnóstico.
8. Interpretar as medidas de desempenho de um teste de diagnóstico.
9. Descrever pelo menos um método de amostragem.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

1. Introdução à Epidemiologia.
2. Desenho de estudos epidemiológicos.
3. Medidas de frequência e efeito.
4. Amostragem: probabilística e não probabilística.
5. Erro, viés, confundimentos e interacção.
6. Vigilância epidemiológica – conceitos.
7. Causalidade e processo de inferência causal em epidemiologia.
8. Rastreio. Avaliação da validade e fiabilidade dos testes diagnóstico.

Bibliografia

• Gordis, L. (2009). Epidemiology. (4 ed) Philadelphia: Saunders Elsevier.
• Olsen, J., Christensen, K., Jeff, M., and Ekbom, A. (2010). An introduction to epidemiology for health professionals. Springer.
• Gerstamn, B.B. (2003). Epidemiology kept simple: an introduction to traditional and modern epidemiology (2 ed.). John Wiley and Sons Ltd.
• Rothman, K. J. and Greenland, S. (1998). Modern Epidemiology. (2 ed.) Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.

Método de ensino

Será utilizado o método expositivo para apresentar e definir conceitos. O método ativo será usado na resolução de problemas, quer individualmente quer em grupo.

Método de avaliação


A avaliação consistirá de um exame final escrito que cobrirá toda a matéria do curso e tomará a forma de perguntas de resposta múltipla, perguntas de resposta curta, perguntas de verdadeiros e falsos. Poderá ser necessária a realização de pequenos cálculos. O exame final equivale a 100% da classificação final do curso.
A classificação final do curso será atribuída na escala de 0 a 20 valores. Considera-se aprovado quem tiver classificação final igual ou superior a 10 valores.
Os alunos com classificação final inferior a 10 valores poderão realizar um exame final escrito cuja classificação equivalerá 100% da classificação final do curso.

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