
Carraças, outros Ectoparasitas e doenças associadas no mundo global
Code
1290024
Academic unit
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Department
Unidade de Parasitologia Médica
Credits
2
Teacher in charge
Maria Odete Afonso
Weekly hours
T-11; TP-4; PL-6; S-3; OT-8 ;
Teaching language
Português ;
Objectives
Compreender o papel da globalização e os riscos para a saúde causados pela mobilidade de humanos, animais, artrópodes e agentes infeciosos. Conhecer a importância das ectoparasitoses em crianças, as medidas de prevenção e controlo, as manifestações cutâneomucosas e as reações alérgicas à picada de artrópodes hematófagos e não hematófagos. Conhecer as falsas ectoparasitoses em humanos ou síndrome de Ekbom. Caracterizar a importância das pulgas na epidemiologia da Peste e identificar as espécies vetoras. Definir a importância das carraças vetoras de espiroquetas zoonóticas, identificar as espécies e conhecer as medidas de prevenção e controlo. Executar e interpretar técnicas laboratoriais para detecção de Borrelia burgdorferi s.l. e técnicas de RNA de interferência. Compreender o ciclo de transmissão dos arbovírus transmitidos por carraças, a manutenção na natureza e a transmissão a humanos. Descrever métodos de diagnóstico laboratorial fundamentados nas características dos vírus e no curso da infeção.
Prerequisites
Não se aplica.
Subject matter
Relação entre: ectoparasitas, seres humanos, agentes patogénicos e globalização. Clínica das doenças transmitidas por carraças e as manifestações cutâneomucosas das ectoparasitoses em humanos. Reacções imunes à picada de artrópodes hematófagos e não hematófagos. Síndrome de Ekbom e a importância no âmbito da Entomologia Médica. Ectoparasitoses em crianças e medidas preventivas e de controlo. Pulgas, a epidemiologia da Peste e a identificação das principais espécies vetoras. Carraças vetoras de espiroquetas do complexo Borrelia burgdorferi s.l. Detecção laboratorial de espiroquetas nas carraças. Técnicas de referência e moleculares para o diagnóstico de B. burgdorferi s.l. Métodos de controlo de carraças, análise funcional no desenvolvimento de vacinas e utilização de técnicas de RNA de interferência. Vírus transmitidos por carraças, ciclo de transmissão, hospedeiros e coevolução vetor-vírus. Arbovírus das famílias Flaviviridae e Bunyaviridae. Características dos viriões e ciclo replicativo.
Bibliography
• Bellanger, P., Crouzet J., Boussard, M., Grenouillet, F., Sechter, D., Capellier, G. and Millom, L. (2009). Ectoparasitosis or Ekbom syndrome? Can Fam Physician, 55,1089-90 • Fedmeier, H. (2012). Pediculosis capitis: new insights into epidemiology, diagnosis and treatment. Eur J Clin Microbiol Infect Dis. DOI 10. 1 007/s 10096-012-1575-0 • Yin, X., Geater, A., Chongsuvivatwong, V., Dong, Q., Du, H. and Zhong, H. (2011) Predictors for abundance of host Flea and floor Flea in Households of Villages with Endemic Commensal rodent Plague, Yunnan Province, China. PLoS Negl Trop Dis 5(3), e997. doi:10.1371/journal.pntd.0000997 • Lani, R., Moghaddam, E., Haghani, A., Chang, Y. AbuBakar, S. and Zandi, K. (2014). Tick-borne viruses: a review from the perspective of therapeutic approaches. Ticks Tick Borne Dis. 5,457-65 • Smit, W., Kurkela, S., Kuusi, M. and Vapalahti, O. (2015). Evaluation of two commercially available rapid diagnostic tests for Lyme borreliosis. Eur J Clin Microbiol Infect Dis,34,109–113.doi: 10.1007/s10096-014-2217-5
Teaching method
O ensino consta de Aulas Teóricas (T), Teórico-práticas (TP), Práticas laboratoriais (PL), Tutoriais (OT) e Seminário (S). Os conteúdos programáticos de todas aulas, incluindo bibliografia, são colocados no Moodle. Para identificação morfológica de ectoparasitas e execução de práticas laboratoriais são fornecidos aos alunos, no início das aulas, chaves de identificação e protocolos das técnicas.
Evaluation method
A avaliação apresenta os seguintes critérios (100% - 20 valores): Presença nas aulas T (10%); Presença nas aulas P e PL (20%); Seminário – cada aluno, fazendo parte de um determinado grupo, apresenta parte de um tema relacionado com os conteúdos das aulas e previamente sorteado (30%). Todos os docentes estão presentes no Seminário e dão uma classificação de acordo com parâmetros de avaliação pré escolhidos pela coordenadora e restantes docentes; Trabalho individual de cada aluno (40%) – são sorteados, no início da UC, um tema que terá de obedecer às normas de teses do IHMT e com 2000 ± 200 palavras.