
Investigação em Leishmanioses: análise e metodologias aplicadas
Code
1290029
Academic unit
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Department
Unidade de Parasitologia Médica
Credits
2
Teacher in charge
Lenea Campino
Weekly hours
TP-7; PL-15; S-2; OT-10 ;
Teaching language
Português
Objectives
1. Ser capaz de aplicar os conhecimentos para selecionar e realizar as principais metodologias laboratoriais no âmbito do diagnóstico das leishmanioses e identificação molecular da espécie causadora.; 2. Ter a capacidade de integrar os conhecimentos e dominar a informação com uma reflexão sobre as potenciais repercussões das alterações climáticas e ambientais nas espécies flebotomínicas e na transmissão vetorial dos tripanossomatídeos nomeadamente do género Leishmania.; 3. Ter a capacidade para identificar infeções por tripanossomatídeos nos insetos vetores através de técnicas de DNA.; 4. Ser capaz de elaborar e apresentar uma proposta de investigação no âmbito desta Unidade Curricular.; 5. Ter a capacidade de integrar conhecimentos e refletir sobre a utilização da experimentação animal em investigação.;
Prerequisites
Não se aplica.
Subject matter
Alterações climáticas na transmissão vetorial de Leishmania; variações nos atuais parâmetros vetoriais; reconhecer, monitorizar, controlar e mitigar a transmissão da infecção.; Visita guiada ao Biotério do IHMT com a equipa e a Técnica Responsável daquele Serviço. Análise e discussão dos procedimentos operacionais estandardizados na utilização de modelos roedores.; Observação microscópica de flebotomíneos e glossinas infetadas por tripanossomatídeos.; Execução das principais ferramentas laboratoriais utilizadas na investigação do tema em estudo. Discussão de resultados obtidos e conclusões. ; Apresentação pelos alunos de potenciais projetos em tripanossomatídeos e os seus vetores.;
Bibliography
• Fischer, D., Thomas, S. M., Beierkuhnlein C. (2010). Temperature-derived potential for the establishment of phlebotomine sandflies and visceral leishmaniasis in Germany. Geospatial Health, 5, 59-69. • Lejon, V., Jacobs, J., Simarro, P. P. (2013). Elimination of sleeping sickness hindered by difficult diagnosis. Bulletin of the World Health Organization, 91, 718. • Santos, F.D. and Miranda, P. (2006). Alterações Climáticas em Portugal, Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação. Projecto SIAMII. Lisboa: Gradiva. • Hau, J., and Schapiro, S. J. (2010). Handbook of laboratory animal science. Essential principles and practices. London: CRC Press.
Teaching method
Exposição da componente programática, recorrendo ao uso de “powerpoint” e posters. A maioria das horas letivas são práticas ou teórico-práticas com execução de técnicas, resolução de problemas, análise e discussão. Nas sessões práticas aplicam-se os conhecimentos teóricos veiculados. Os alunos em grupos (2-3) elaboram uma proposta de projeto de investigação sobre as temáticas abordadas na UC e apresentam em diapositivos o trabalho efetuado por cada grupo, ao qual se segue a discussão da importância do tema escolhido (objetivos), metodologia selecionada e resultados esperados.
Evaluation method
A avaliação final da UC é a avaliação dada ao projeto de investigação com classificação de 0 a 20 valores.