
Alterações Climáticas e Doenças Transmitidas por Vetores: Abordagens Metodológicas
Código
1290031
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Parasitologia Médica
Créditos
2
Professor responsável
Carla A. Sousa
Horas semanais
T-6,5; TP-17,5; OT-10 ;
Língua de ensino
Português
Objectivos
São objetivos desta Unidade Curricular que os alunos adquiram conhecimentos avançados sobre os principais insetos vetores de doenças aos humanos e respetivos mecanismos de transmissão para que, baseados em várias metodologias do tipo “hands on”, sejam capazes de: • 1. Delinear metodologias para a recolha de informação ambiental e parâmetros bio-ecológicos e comportamentais de insetos com importância médica; • 2. Utilizar, autonomamente, ferramentas SIG na modelação da distribuição destes vetores; • 3. Elaborar modelos preditivos de distribuições atuais e futuras de insetos vetores de doenças aos humanos e saber discutir os resultados obtidos em termos das suas consequências epidemiológicas.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
• 1. Principais insetos vetores de doenças humanas: sua bio-ecologia, etologia e distribuição. • 2. Mecanismos de transmissão das principais patologias e relevância da entomologia na sua epidemiologia. • 3. Introdução à utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e exemplos da sua aplicação na modelação da distribuição de insetos vetores de doenças. • 4. Efeitos das variáveis ambientais na bioecologia/etologia de vetores, utilizando como modelo os culícideos. • 5. Recolha e preparação de dados biológicos e ambientais necessários à modelação da distribuição de vetores. • 6. Implementação de um modelo preditivo estatístico para a distribuição de vetores e métodos de validação. • 7. Cenários de alterações climáticas e alterações biológicas decorrentes dos primeiros. Modelação de distribuições futuras de vetores vrs alterações climáticas. • 8. Implicações epidemiológicas dos modelos de distribuição de vetores obtidos no que se refere às principais doenças transmitidas por mosquitos vetores.
Bibliografia
• Wernsdorfer WH (1988).Malaria. Principles and practice of malariology. Churchill Livingstone Inc. London. UK. • Franklin, J. and Miller, J.A. (2009) Mapping species distributions: spatial inference and prediction. Cambridge University Press Cambridge. • Elith, J. and Leathwick, J. (2009) Species distribution models: ecological explanation and prediction across space and time. Annual Review of Ecology, Evolution, and Systematics, 40, 677-697. [free access]
Método de ensino
Aulas teóricas (6,5h), teórico-práticas (17,5h). Orientação tutorial. O ensino desta Unidade Curricular será baseado no método expositivo, traduzido em 5 aulas teóricas; e nos métodos demonstrativo e ativos, aplicado em 7 aulas teórico-práticas. Haverá ainda sessões de orientação tutorial de apoio ao estudo autónomo, auxílio na resolução das fichas de avaliação e na preparação do trabalho escrito;
Método de avaliação
A avaliação dos discentes será efetuada com base em dois componentes: • Exercícios práticos e/ou questionários aplicadas em sistema Moodle. Ponderação 25%. • Elaboração de um modelo preditivo de distribuição de vetores de acordo com dados fornecidos pelos docentes, apresentado sob a forma de um trabalho escrito de cerca de 2000 ± 200 palavras (excetuando gráficos e bibliografia). Ponderação 75 %.