
Plantas Medicinais e Produtos Naturais em Parasitologia
Código
1290032
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Parasitologia Médica
Créditos
2
Professor responsável
Fernando Cardoso
Horas semanais
T-9; PL-12; S-3; OT-10 ;
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final deste módulo, os alunos deverão ser capazes de contribuir para a investigação ou o planeamento e implementação de intervenções direcionadas á utilização de plantas e produtos naturais em bioensaios. Especificamente, eles devem ser capazes de: 1. Avaliar a importância etnobotânica de plantas medicinais. 2. Aplicar diferentes métodos de tratamento do material biológico de modo a isolar, caracterizar extratos biológicos e identificar os produtos naturais. 3. Delinear e implementar bioensaios que validem os produtos naturais com interesse na Parasitologia Médica. 4. Delinear uma estratégia de seleção de alvos terapêuticos com o recurso a ferramentas bioinformáticas. 5. Comunicar resultados científicos de forma científica correta.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1. Plantas medicinais e produtos naturais; 1.1) Medicina tradicional, etnobotânica e fitoterapia com aplicação na Parasitologia Médica.; 1.2) Flora medicinal e metabolismo secundário dos produtos naturais.; 2. Química dos produtos naturais; 2.1) Isolamento, purificação e identificação de produtos naturais.; 2.2) Bibliotecas de extratos, produtos naturais e outros compostos químicos. ; 2.3) Pesquisa de alvos terapêuticos em Parasitologia Médica.; 3. Atividade biológica; 3.1) Bioensaios de produtos naturais.; 3.2) Estudos sobre aplicação de plantas medicinais e produtos naturais em Parasitologia:; a) Apresentação de estudos na área da Helmintologia Médica; b) Apresentação de estudos de área da Protozoologia Médica.; c) Apresentação de estudos na área da Entomologia Médica; 4. Aulas práticas demonstrativas:; Extração e Cromatografia em TLC.; Atividade citotóxica de extratos vegetais.; Inibição de C. elegans.; Atividade inibidora e antioxidante de extratos vegetais. ; Bioinformática na seleção de alvos terapêuticos. ;
Bibliografia
• Novais MH, Santos I, Mendes S, Pinto-Gomes C. (2004) Studies on pharmaceutical ethnobotany in Arrabida Natural Park (Portugal).J Ethnopharmacol. Aug;93(2-3):183-95. • Sarker SD, Nahar L. (2012) An introduction to natural products isolation. Methods Mol Biol.;864:1-25. Quinn RJ, Carroll AR, Pham NB, Baron P, Palframan ME, Suraweera L, Pierens GK, Muresan S. 2008 Developing a drug-like natural product library. J Nat Prod. Mar;71(3):464-8. Epub 2008 Feb 8. • Zimmermann S, Thomi S, Kaiser M, Hamburger M, Adams M. . 2012 Screening and HPLC-Based Activity Profiling for New Antiprotozoal Leads from European Plants. Sci Pharm;80(1):205-13. Epub 2011 Dec 23. • Baniecki ML, Wirth DF, Clardy J. (2007) High-throughput Plasmodium falciparum growth assay for malaria drug discovery. Antimicrob Agents Chemother. Feb;51(2):716-23. Epub 2006 Nov 20. • Mokoka TA, Zimmermann S, Julianti T, Hata Y, Moodley N, Cal M, Adams M, Kaiser M, Brun R, Koorbanally N, Hamburger M. (2011) In vitro screening of traditional South African malaria remedies against Trypanosoma brucei rhodesiense, Trypanosoma cruzi, Leishmania donovani, and Plasmodium falciparum. Planta Med. Sep;77(14):1663-7. Epub 2011 Mar 16.
Método de ensino
O ensino desta UC será baseado no método expositivo está organizada em 9 horas de aulas teóricas, nos métodos demonstrativo e ativos, aplicado em 4 aulas teórico-práticas 12 horas aulas teórico-práticas, e seminários (3h). Haverá ainda sessões de orientação tutorial (10 horas) de apoio ao estudo autónomo e preparação do seminário, do relatório prático e da apesentação oral. Os documentos das aulas e exercícios de avaliação formativa estão disponíveis na plataforma Moodle.
Método de avaliação
A avaliação será efetuada do seguinte modo:; 1. Relatório das aulas práticas, em grupo, com cerca de 2000 +/- 200 palavras (excetuando gráficos e bibliografia) - 60% da classificação final.; 2. Seminário em grupo com apresentação de um artigo científico- 30% da classificação final.; 3. Desempenho dos alunos nas aulas práticas, avaliada por diferentes métodos que incluem exercícios práticos e resposta a questionários - 10% da classificação final. ; Exige-se uma assiduidade mínima de 75% das aulas previstas.;