Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Protozoologia Médica

Código

1290037

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Parasitologia Médica

Créditos

11

Professor responsável

Lenea Campino

Horas semanais

T-16; TP-4; PL-33; S-3; OT-55 ;

Língua de ensino

Português

Objectivos

No fim desta UC os alunos devem estar aptos a:
1. Ser capaz de aplicar os conhecimentos e as capacidades para identificar as principais parasitoses causadas por protozoários de relevância médica e reconhecer a fisiopatologia e aspetos clínicos causadas por estes microrganismos;
2. Ser capaz de aplicar os seus conhecimentos em contexto de diagnóstico das protozooses;
3. Ter a capacidade de integrar os conhecimentos e dominar a informação com uma reflexão sobre as responsabilidades sociais e éticas relacionadas com a aplicação dos conhecimentos e juízos nomeadamente em estudos epidemiológicos, no terreno e intervenções de controlo dos parasitas;
4. Ser capaz de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos, e o raciocínio que as suportam, à comunidade científica e cívica;
5. Ter as capacidades de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos na sua área de estudo de modo autodirecionado ou autónomo.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

Principais parasitoses causadas por protozoários de interesse médico.;
Conceitos gerais (One Health, doença emergente, reemergente, negligenciada, da pobreza, doença transmitida por vetor, zoonose, antroponose e ourtos conceitos relacionados com parasitismo e ecosistemas);
Biologia, Epidemiologia, Clínica, Tratamento, Prevenção e Controlo: Trypanosomatidae: Trypanosoma cruzi e Doença de Chagas, Trypanosoma brucei e D. do sono, Leishmania e leishmanioses. Plasmodium e malária. Toxoplasma gondii e toxoplasmose. ;
Infeções no imunocompetente e imunocomprometido. ;
Protozoários intestinais comensais e patogénicos, Giardia duodenalis e Entamoeba histolytica, E. coli e outras amebas. ;
Protozoários intestinais (Cryptosporidium, Isospora, Cyclospora e Microsporidia) e outros com potencial zoonótico. ;
Observação microscópica de exemplares dos protozoários apresentados nas teóricas. ;
Realização de técnicas parasitológicas, imunológicas, moleculares para diagnóstico e identificação de protozoários. ;

Bibliografia

• Cook, G.C. and Zumla, A.L. (Eds). (2014). Manson’s Tropical Diseases. London: Saunders Elsevier.
• Garcia, L.S. (2007). Diagnostic Medical Parasitology. Washington, DC: ASM Press.
• Rey, L. (2008). Parasitologia. RJ. Guanabara-Koogan.
• Satoskar, A.R. (Ed). (2009.) Medical Parasitology. Texas: Landes Bioscience.
• World Health Organization (1991). Basic lab methods in medical parasitolology. Retrieved from WHO: www.who.int/malaria/publications/atoz/9241544104_part1/en/index.html

Método de ensino

As aulas T e TP utilizam o método expositivo, em sala de aula. Nas TP transmitem-se os conhecimentos com análise e resolução de exercícios relacionados com os temas apresentados. Nas aulas práticas, em laboratório, observam-se ao microscópio os agentes patogénicos estudados e realizam-se métodos laboratoriais, reforçando os conhecimentos das aulas T,TP. Os seminários destinam-se à apresentação oral com apoio visual, pelos alunos em grupos, de temas resultantes da pesquisa e análise de artigos científicos, a sua discussão e conclusões.;

Método de avaliação

A avaliação consiste numa prova teórica de respostas de escolha múltipla (50%). Prova prática 1h com observação de 3 preparações de amostras biológicas para diagnóstico presuntivo das protozooses (20%). Avaliação da exposição dos trabalhos nos seminários: tema selecionado, clareza de exposição, conteúdo científico e correção dos termos (30%).

Cursos