
Epidemiologia
Código
1983001
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica
Créditos
5
Professor responsável
Inês Fronteira
Horas semanais
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
1.Definir epidemiologia 2.Enumerar pelo menos dois marcos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da epidemiologia; 3.Descrever os pressupostos do método epidemiológico; 4.Identificar os três componentes da tríade epidemiológica; 5.Enumerar pelo menos três aplicações da epidemiologia nas ciências da saúde; 6.Descrever as principais características do desenho dos ensaios clínicos, ensaios comunitários e ensaios de campo; 7.Identificar pelo menos uma vantagem e uma desvantagem dos ensaios clínicos, ensaios comunitários e ensaios de campo; 8.Discutir pelo menos um viés dos ensaios clínicos, comunitários e de ; 9.Descrever as principais características do desenho dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte; 10.Identificar pelo menos uma vantagem e uma desvantagem dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte; 11.Discutir pelo menos um viés dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte; 12.Calcular, interpretar e aplicar medidas de prevalência e incidência 13.Calcular, interpretar e aplicar medidas de associação; 14.Analisar o valor de cada desenho de estudo e dos seus resultados em relação ao pensamento epidemiológico causal; 15.Identificar as questões éticas que emergem de estudos epidemiológicos.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Módulo I: Introdução à Epidemiologia: definição, evolução histórica, método epidemiológico e aplicações da epidemiologia Módulo II: Estudos epidemiológicos: taxonomia dos estudos epidemiológicos, estudos experimentais (ensaios clínicos, comunitários e de campo); estudos observacionais (ecológicos, transversais, caso controlo e coorte), principais IGNOREes de viéses dos diferentes tipos de estudos, vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo. Módulo III: Medidas de prevalência e incidência: definição, cálculo e interpretação da incidência pessoas-tempo, incidência cumulativa e prevalência. Módulo IV: Medidas de associação: definição, cálculo e interpretação de risco relativo, odds ratio, razão de riscos e fracção atribuível. Diferença entre risco relativo e razão de risco e entre risco relativo e odds ratio. Módulo V: Causalidade em epidemiologia: pensamento causal e a sua evolução ao longo da história da epidemiologia, orientações de causalidade de Bradford Hill, causa necessária, suficiente e componente, valor do desenho do estudo epidemiológico no discernimento causal. Módulo VI: Questões éticas e legais em epidemiologia: princípios éticos e a sua influência no pensamento e desenho dos estudos epidemiológicos, consentimento informado em epidemiologia, o caso dos estudos experimentais.
Bibliografia
Coughlin S, Beauchamp T. Ethics and Epidemiology. 1st ed. New York: Oxford University Press; 1996. Gordis L. Epidemiology. 4th ed. Saunders Elsevier; 2009. Porta M, Greenland S, Last J. A dictionary of Epidemiology. 5th ed. New York: Oxford University Press; 2008. Rothman K, Greenland S. Modern Epidemiology. 2nd ed. Lippincott Williams and Wilkins; 1998. Rothman K. Epidemiology: an introduction. 2nd ed. Oxford University Press; 2012.
Método de ensino
Será utilizado o método expositivo para apresentar e definir conceitos. O método activo será usado na resolução de problemas, quer individualmente quer em grupo. A avaliação consistirá de um exame final escrito que cobrirá toda a matéria do curso e tomará a forma de perguntas de resposta múltipla, perguntas de resposta curta, perguntas de verdadeiros e falsos. Poderá ser necessária a realização de pequenos cálculos. O exame final equivale a 100% da classificação final do curso. A classificação final do curso será atribuída na escala de 0 a 20 valores. Considera-se aprovado quem tiver classificação final igual ou superior a 10 valores. Os alunos com classificação final inferior a 10 valores poderão realizar um exame final escrito cuja classificação equivalerá 100% da classificação final do curso.
Método de avaliação
Este curso compreende objectivos relacionados com a aquisição de conhecimento teórico e com a capacidade para identificar e resolver situações problemáticas. O método expositivo será usado, principalmente, no primeiro caso e o activo no segundo.