
Metodologias de investigação em saúde
Código
1983003
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica
Créditos
4
Professor responsável
Maria do Rosário O. F. Martins
Horas semanais
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
O objectivo desta Unidade Curricular é de proporcionar aos alunos a possibilidade de realização de uma proposta de projecto de investigação, através das suas várias fases de planeamento. Os alunos ao longo deste trabalho vão consolidar os conhecimentos e técnicas adquiridas noutras unidades curriculares, através da aplicação de métodos demográficos, epidemiológicos e estatísticos. Ao final desta Unidade Curricular, os alunos devem ser capazes de: 1 Identificar as etapas envolvidas no planeamento e realização de um projecto de investigação; 2. Formular questões de investigação e hipóteses testáveis; 3 Planear de um estudo, para que seja possível testar as hipóteses propostas, utilizando um desenho de estudo, o tamanho da amostra, e o modo de recolha de dados mais adequados; 4. Avaliar os principais princípios subjacentes à concepção e selecção de amostras; 5. Retirar conclusões a partir dos resultados das análises de dados, usando as tabelas mais adequadas e métodos básicos de análise estatística.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1. Princípios fundamentais da investigação 2 Principais etapas da investigação em saúde 3. Abordagens quantitativas e qualitativas; triangulação 4 Planeamento de estudos quantitativos 5 Questões de investigação e formulação de hipóteses 6. Amostragem - que abrange conceitos básicos, por exemplo, amostragem aleatória simples, amostragem por conglomerados, cálculo da dimensão da amostra e efeitos de design. 7. Questões éticas 8 Questionários 9. Métodos e técnicas de recolha de dados 10. Análise de dados 11. Competências para a apresentação dos resultados (escritas e orais)
Bibliografia
Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science. Bowling, A. RESEARCH METHODS IN HEALTH - Investigating health and health services. 2nd Edition, Opening University Press. 2002. Creswell, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3thedition. Sage Publications, London. 2009. HILL, M.; HILL, A. - Investigação por questionário: Sílabo, Lisboa, 2009; 2ª ed.
Método de ensino
Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão seminários, envolvendo as temáticas fundamentais subjacentes as metodologias de investigação. A discussão de artigos é também promovida.
Método de avaliação
A Avaliação é realizada através da apresentação de uma proposta de investigação.