
Promoção da saúde
Code
1983006
Academic unit
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Department
Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica
Credits
5
Teacher in charge
Sónia Ferreira Dias
Weekly hours
Teaching language
Inglês e Português
Objectives
• Conhecer as principais perspectivas teóricas e evolução sócio-histórica dos conceitos de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde; • Analisar de forma crítica os múltiplos e inter-relacionados determinantes da saúde que levam a desigualdades em saúde e as suas implicações para a política e prática da promoção da saúde ao nível local, nacional e internacional; • Compreender a complexidade e a natureza dinâmica dos processos de promoção da saúde e relacioná-los com os seus valores, fundamentos teóricos e práticas; • Descrever e discutir os fundamentos conceptuais e metodológicos básicos dos Programas de Promoção e Educação para a Saúde, bem como as tecnologias apropriadas na execução dos mesmos programas; • Conhecer o âmbito da aplicação da promoção da saúde no contexto global e identificar as suas potencialidades e limites; • Aplicar os conhecimentos adquiridos na investigação sobre factores e processos relacionados com a saúde das populações, bem como na intervenção, para que seja relevante em múltiplos níveis, diversos contextos e populações; • Conhecer os aspectos básicos do planeamento e avaliação de políticas, programas e intervenções de Promoção da Saúde para diferentes contextos e populações em diferentes etapas de vida.
Prerequisites
Não se aplica.
Subject matter
1. Enquadramento geral da evolução histórica e conceptual do conceito de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde: - Perspectivas, princípios e modelos conceptuais da promoção da saúde - Promoção da saúde no contexto global 2. Modelos para a compreensão da saúde das populações - Determinantes do estado de saúde e desigualdades em saúde - Aplicação da abordagem dos determinantes nas políticas e práticas de promoção da saúde 3. Promover a saúde e bem-estar das populações - Modelos e abordagens para promover a saúde das populações - Fundamentos e determinantes dos comportamentos em saúde - Modelos de mudança comportamental ao nível individual, comunitário, organizacional e de sistemas - Educação para a saúde e comunicação em saúde 4. Estratégias de investigação e intervenção em Promoção da Saúde - Aspectos conceptuais e metodológicos da investigação em saúde - Abordagens participativas e culturalmente apropriadas - Contribuição da investigação para boas práticas na promoção da saúde - Abordagens e estratégias de intervenção em diferentes populações e diversos contextos 5. Planeamento e avaliação de projectos de Promoção da Saúde - Abordagens e modelos de planeamento de promoção da saúde - Finalidades, modelos e desafios da avaliação em promoção da saúde
Bibliography
Lucas, K. and Lloyd, B. Health Promotion: Evidence and Experience. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2005. Naidoo, J., and Wills, J. (2 ed) Health promotion: Foundations for practice. London: Harcourt Publishers Limited, 2000. Tones, K. and Green, J. Health Promotion: Planning and Strategies. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2004. DiClemente, R., Crosby, R. and Kegler, M. (eds). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research: Strategies for Improving Public Health. San Francisco: Jossey-Bass, 2002. Crosby, R., DiClemente, R. and Salazar, L. (eds). Research Methods in Health Promotion. San Francisco: Jossey-Bass, 2006. A restante bibliografia será fornecida pelo docente responsável pelo módulo.
Teaching method
Propõe-se para esta unidade curricular o recurso à combinação de diferentes métodos de ensino-aprendizagem, como sessões teórico e teórico-práticas, leitura e apresentação de artigos científicos, resolução de exercícios baseados em problemas, orientação tutorial, elaboração de trabalhos e aprendizagem através do trabalho autónomo dos estudantes.
Evaluation method
A avaliação será realizada através da apresentação e discussão de um artigo científico e elaboração de um trabalho de grupo.