Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Ética na investigação em saúde

Código

1983010

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica

Créditos

2

Professor responsável

Inês Fronteira

Horas semanais

Língua de ensino

Inglês e Português

Objectivos

Espera-se que, no final desta unidade curricular, o aluno seja capaz de compreender os fundamentos morais da bioética e que os consiga aplicar no desenho de investigação com seres humanos. Mais especificamente, pretende-se que o aluno seja capaz de:
• Definir os conceitos básicos das fundações morais da bioética;
• Analisar as questões éticas subjacentes a um estudo envolvendo seres humanos;
• Compreender quais os elementos constituintes de um consentimento informado;
• Escrever um consentimento informado adequado ao desenho do estudo;
• Escrever protocolo de investigação eticamente adequado ao desenho do estudo e à população desse estudo e que possa ser submetido a um Comité de Ética;

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

• Aspectos históricos do desenvolvimento da bioética: código de Nuremberg, Declaração de Helsinki, Relatório do Belmont, The Common Rule, Conferência Internacional sobre Harmonização
• Teorias morais: utilitarismo e teoria Kantiana e sua aplicação à investigação biomédica
• Conceitos éticos básicos:
o estatuto moral (problema e teorias, orientações práticas, populações vulneráveis)
o respeito pelo autonomia (natureza da autonomia, capacidade de escolha autónoma, significado e justificação do consentimento informado, disponibilidade de informação, compreensão e voluntarismo)
o não maleficiência (conceito, distinções e regras que orientam o não tratamento, tratamentos opcionais e tratamentos obrigatórios, protecção de sujeitos incompetentes)
o beneficência (conceito, beneficência obrigatória e ideal, balanço entre benefícios, custos e riscos)
o justiça (conceito, oportunidade justa e discriminação injusta, vulnerabilidade e exploração, política nacional e global de saúde e direito a cuidados de saúde)
• Consentimento informado: conceitos, princípios, modalidades e elementos básicos, utilização e conservação de dados, o Processo de submissão de um protocolo de estudos ao Comité de Ética.
• Conflicto de interesses: conceito e suas implicações na investigação com seres humanos

Bibliografia

Beauchamp T, Childress J (2009) Principles of Biomedical Ethics. 6th Edition. New York: Oxford University Press.
Jennings B, Steinbock B, Gostin L Bayer R (eds.) (2006) Public Health Ethics: Theory, Policy, and Practice. New York: Oxford University Press.
Marshall, Patricia A. Ethical challenges in study design and informed consent for health research in resource-poor settings. Special Topics in Social, Economic and Behavioural (SEB) Research report series; No. 5). WHO. 2007.
Ethical and Policy Issues in Research Involving Human Participants. National Bioethics Advisory Commission. Bethesda, USA. 2001. (http://bioethics.georgetown.edu/nbac/human/oversumm.html)

Método de ensino

Será utilizado o método expositivo para apresentar as teorias morais e os conceitos éticos. Utilizaremos o método activo para discutir a aplicação dos conceitos éticos a casos específicos.

Método de avaliação

A avaliação consistirá num trabalho escrito individual, correspondente a 100% da classificação final. O trabalho consistirá na elaboração da secção de considerações éticas e legais de um protocolo de investigação. Os alunos podem desenvolver esta secção para um estudo que esteja a planear. Caso contrário, ser-lhes-á fornecido um estudo pelo docente.

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