Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Gestão de programas, serviços e projetos de saúde

Código

1983011

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica

Créditos

5

Professor responsável

Luís Lapão

Horas semanais

Língua de ensino

Inglês e Português

Objectivos

Esta unidade curricular responde a uma necessidade crescente de profissionais na área da Saúde de desenvolverem competências requeridas no campo da gestão em saúde (unidades de saúde, hospitais, administrações regionais saúde, etc.), que atendam às necessidades geradas pelas políticas governamentais ou projectos de desenvolvimento, apoiados na evidência e orientados para a gestão com base em resultados.
As competências a desenvolver são compreender diferentes noções de Gestão no contexto da Saúde (Programas, Projectos, Qualidade, Equipas, Financeira, Inovação), identificá-las e aplicá-las em casos práticos, interiorizar o conceito de liderança de uma unidade de saúde e aprender a utilizar um conjunto de ferramentas de gestão.
1. Conhecer os vários métodos e técnicas utilizadas em gestão de serviços de Saúde;
2. Reconhecer, enquanto gestor, no seu ambiente de trabalho, a importância do conhecimento da organização, do negócio e do sistema como pré-condição de sucesso na gestão;
3. Reconhecer a importância da gestão de projectos e saber utilizar as ferramentas de gestão de projectos no contexto dos serviços de saúde;
4. Desenvolver conhecimento na área da gestão de equipas, da gestão da Qualidade e da gestão Financeira no contexto dos serviços de saúde;
5. Saber aplicar as ferramentas de planeamento (gestão estratégica), gestão por objectivos e definir prioridades, gestão de projectos, Balanced Scorecard, etc.;
6. Conhecer as abordagens mais importantes de gestão de equipas, liderança e motivação; e saber aplicar intervenções para fortalecimento de capacitação na Saúde;
7. Desenvolver e planear a implementação de Sistemas de Qualidade para a melhoria (e optimização) dos serviços de Saúde.
8. Reconhecer a importância da inovação na gestão adequada dos serviços de Saúde.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

Esta unidade curricular responde a uma necessidade crescente de profissionais na área da Saúde de desenvolverem competências requeridas no campo da gestão em saúde (unidades de saúde, hospitais, administrações regionais saúde, etc.), que atendam às necessidades geradas pelas políticas governamentais ou projectos de desenvolvimento, apoiados na evidência e orientados para a gestão com base em resultados.
- Gestão de Saúde;
• Introdução à Gestão,
• Ferramentas e técnicas fundamentais
• Desafios e oportunidades da gestão em saúde: Qualidade vs. redução de custos
• Modelos de Inovação
- Gestão de programas e de projectos em Saúde;
• Introdução à gestão de projectos e gestão de programas,
• Métodos e ferramentas de gestão de projectos
• Gestão da mudança
- Gestão de equipas;
• Desenvolvimento organizacional, liderança e motivação de equipas
• Gestão do tempo, gestão de reuniões, negociação
- Gestão da Qualidade
• Sistemas de Qualidade e Sistemas de Gestão da Qualidade
• Auditoria de Qualidade
• Implementação de Sistemas de Qualidade
• Qualidade na estratégia em Serviços de Saúde: Qualidade Total
• Modelos LEAN/Six-Sigma em serviços de saúde
- Gestão Financeira
• Gestão Económico-Financeira na Saúde
• Modelos de Financiamento dos Sistemas de Saúde
• Gestão e Controlo Financeiro

Bibliografia

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Walshe, K., and Smith, J. (Eds.). (2011). Healthcare management. McGraw-Hill International.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas, que incluem:
1. A exposição da matéria e debate com os alunos;
2. Análise de casos de estudo e de exercícios práticos.

Método de avaliação

A Avaliação, inclui:
1. Teste individual realizado no final da Unidade Curricular (40%)
2. Trabalho de grupo realizado durante a unidade curricular (60%)

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