Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Intervenções em saúde comunitária

Código

1983012

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica

Créditos

5

Professor responsável

Jorge Cabral

Horas semanais

Língua de ensino

Inglês e Português

Objectivos

No fim desta Unidade Curricular, os alunos terão aprendido:
• A reconhecer as características dos sistemas de saúde que lhes permitem intervir efectivamente no controlo da doença, promoção de saúde e alívio dos efeitos empobrecedores da doença;
• A integrar conhecimentos de epidemiologia e gestão de recursos para a identificação dos tipos de intervenções mais adequadas para diferentes tipos de problemas de saúde;
• A utilizar diversas metodologias e informação para executar avaliação de necessidades em saúde

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

• Associação entre Saúde, Desenvolvimento e alívio da Pobreza: i) associação em ambos os sentidos; ii) financiamento justo como parte da protecção social mínima; iii) saúde, pobreza, exclusão
• Avaliação de necessidades em Saúde: i) definições; ii) risco e grupos de risco; iii) informação necessária; iv) exemplos empíricos; v) orientação de trabalho individual
• Sistemas de Saúde eficientes como base para as intervenções: i) financiamento, organização, efectividade e eficiência – as provas da bondade de políticas e estratégias de alívio da pobreza; ii) reforma de Sistemas de Saúde e consequências para os seus objectivos sociais
• Desenho de intervenções de prevenção e controle de Doença: i) Selecção de Prioridades (problemas e Tecnologias); ii) Tipologia de intervenções públicas em Saúde; iii) Estratégias de Intervenção: Tecnologia + Cobertura. 4 organizações de base; iv) O exemplo da Redução da Mortalidade Materna
• Casos de estudo: i) controle de Grandes Endemias; ii) Doenças Crónicas Não - Transmissíveis

Bibliografia

Alleyne, G.A.O., Cohen, D. The Report of the Working Group I of the Commission on Macroeconomics and Health - Health, Economic Growth and Poverty Reduction. WHO, Geneva, 2002
The World Bank. World Development Report 2004. Capit. 8. Health and and Nutrition services
Pineault R e Daveluy C La Planification de la Santé. Capít. 2 Editions Agence dÁrc, Laval (Québec), 1993.
National Institute for Clinical Excellence, UK. Health needs assessment workbook. 2006
Marc J. Roberts, et al. Getting health reform right: a guide to improving performance and equity. Oxford University Press, 2003
Van Olmen J, et al.: Analysing Health Systems To Make Them Stronger. Studies in Health Services Organisation and Policy, 27, 2010. ITG Press, Antwerp. 2010
Dean T. Jamison, Joel G. Breman, Anthony R. Measham, George Alleyne, Mariam Claeson, David B. Evans, Prabhat Jha, Anne Mills, and Philip Musgrove, eds. 2006. Disease Control Priorities in Developing Countries, 2nd ed. New York: Oxford University Press.

Método de ensino

Exposição em sala de aula; procura guiada de informação; tutoria de trabalhos de utilização de conceitos, informação e metodologias

Método de avaliação

As avaliações privilegiam:
a) a integração de conhecimentos e capacidades, entre os conteúdos temáticos;
b) a aplicação de conhecimento no estudo de casos.

Cursos