Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Saúde das populações vulneráveis

Código

1983014

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Departamento

Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica

Créditos

5

Professor responsável

Sónia F. Dias

Horas semanais

Língua de ensino

Inglês e Português

Objectivos

No final da Unidade Curricular, o aluno deve ser capaz de:
• Conhecer as principais perspetivas teóricas e evolução conceptual do conceito de vulnerabilidade em Saúde;
• Identificar os fatores de vulnerabilidade de grupos específicos;
• Reconhecer a importância dos aspetos sociais, comportamentais e epidemiológicos associados à saúde das populações vulneráveis;
• Compreender as iniquidades em saúde, incluindo no acesso e utilização dos serviços de saúde;
• Identificar necessidades em saúde, bem como prioridades e estratégias de melhoria do estado de saúde de populações vulneráveis;
• Compreender as barreiras e desafios subjacentes às intervenções para reduzir iniquidades em saúde;
• Refletir sobre o planeamento e implementação de investigações e intervenções, que permitam reais ganhos em saúde e bem-estar das populações vulneráveis.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

1) Vulnerabilidade em Saúde:
- Enquadramento conceptual: definição, modelos e teorias
- Fatores de vulnerabilidade em saúde: abordagem multidisciplinar
- Perfil epidemiológico e estado de saúde das populações vulneráveis

2) Saúde e fatores de vulnerabilidade:
- Pobreza, Género, etnicidade, migração, exclusão social, doenças debilitantes e/ou estigmatizantes
- Iniquidades em saúde nas populações vulneráveis: acesso e utilização dos serviços de saúde

3) Princípios, prioridades e estratégias de melhoria do estado de saúde de populações vulneráveis:
- Princípios conceptuais e metodológicos na investigação e intervenção com populações vulneráveis
- Melhoria em grupos específicos: migrantes, grupos socioeconomicamente desfavorecidos, sem-abrigo, trabalhadores do sexo, toxicodependentes
- Exemplos de boas práticas; Prevenção e controlo de VIH/sida, Malária e Tuberculose
- Barreiras e desafios na redução das iniquidades em saúde
- Empowerment e grupos vulneráveis
- O papel do suporte social e capital social

Bibliografia

• Bhopal, R. (Ed.) Ethnicity, race and health in multicultural societies: Foundations for better epidemiology, public health and health care. Oxford: Oxford University Press, 2007.
• Sebastian, J. and Bushy, A. (Eds.) Special Populations in the Community: Advances in Reducing Health Disparities. Maryland: Aspen Publishers, 1999.
• Huff, R. and Kline, M. Promoting Health in Multicultural Populations: A Handbook for Practitioners. Thousand Oaks, CA: Sage, 1999.
• Skolnik, R. Essentials of global health. London: Jones and Bartlett Publishing, 2008.
• Campbell, C. Social capital and health: Contextualising health promotion within local community networks. In S. Baron, J. Field and T. Schuller (Eds.), Social capital: Critical perspectives. Oxford:
• Oxford University Press, 2000.
• Shi, L., and Stevens, G.D. (2010). Community determinants and mechanisms of vulnerability. In L. Shi, and G.D. Stevens, (Eds.), Vulnerable populations in the United States (pp. 35-92). San Francisco: John Wiley and Sons, Inc.
• Stevens, G.D., and Cousineau, M.R. (2007). Health disparities in multicultural populations: An overview. In M.V. Kline, and R.M. Huff (Eds.), Promoting health in multicultural populations: A handbook for practitioners and students (pp. 102-124). Thousand Oaks: Sage Publications.

Método de ensino

O método de ensino utilizado consistirá na exposição conceptual, seguida de discussão e participação dos estudantes após leitura e análise crítica de bibliografia previamente facultada.

Método de avaliação

A avaliação será realizada através da apresentação oral e discussão de um artigo científico e elaboração de um trabalho de grupo.

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