
Recursos humanos em saúde
Código
1983015
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Saúde Publica Internacional e Bioestatistica
Créditos
1
Professor responsável
Inês Fronteira
Horas semanais
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
1. Enquadrar a questão dos recursos humanos da saúde no contexto alargado da saúde e da cobertura dos cuidados de saúde; 2. Discutir, de forma informada, pelo menos uma das dimensões de análise dos recursos humanos da saúde
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1. A agenda política da saúde e os recursos humanos em saúde 2. Análise das dimensões dos recursos humanos da saúde a. Stock b. Competências c. Educação, formação e desenvolvimento profissional contínuo d. Regulação e. Financiamento f. Dinâmica do mercado de trabalho g. Migração h. Retenção
Bibliografia
(2003) Dussault G., Dubois C.A. Human resources for health policies: a critical component in health Policies, Human Resources for Health 1.1,http://www.human-resources-health.com/content/pdf/1478-4491-1-1.pdf (2006) Dussault, G., Franceschini, M.C. , Not enough there, too many here: understanding geographical imbalances in the distribution of the health workforce, Human Resources for Health 2006, 4:12 http://www.humanresources-health.com/content/4/1/12 (2009) Dussault, G. , Fronteira I. et al., Scaling up the Stock of Health Workers: A Review, International Council of Nurses, Geneva, 48 p. (ISBN:978-92-95065-64-2), http://www.ichrn.com/publications/policyresearch/Scaling_up-EN.pdf (2013) Giepmans P., Dussault G., Batenburg R., Jan Frich F. , Olivers R., Sermeus W., Managing a scarce resource: addressing critical health workforce challenges, Eurohealth incorporating Euro Observer — Vol.19,1: 25-28 (http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0018/186021/EuroHealth-v19-n1.pdf) (2006) Organização mundial da Saúde, Relatorio mundial da Saúde 2006 : Trabalhando Juntos para Saúde, Genebra, OMS (www.who.int/whr/2006 ) (2010) Organização mundial da Saúde, Increasing access to health workers in remote and rural areas through improved retention:global policy recommendations, Genebra, OMS http://whqlibdoc.who.int/publications/2010/9789241564014_eng.pdf
Método de ensino
Método expositivo para apresentar os temas; método activo de resolução de problemas.
Método de avaliação
Avaliação será realizada através da apresentação de um trabalho escrito (50%), com apresentação e discussão oral (50%)