Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Microbiologia Molecular – Fundamentos e Aplicações

Código

5573004

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

6

Professor responsável

Isabel Maria dos Santos Leitão Couto

Horas semanais

T – 15;
PL – 30;
(T-Ensino teórico, TP-Ensino teórico-prático, PL-Ensino prático e laboratorial, TC-Trabalho de campo, S-Seminário, E-Estágio, OT-Orientação tutorial, O-Outra)

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Compreender e saber utilizar o conceito de espécie bacteriana e os processos de transferência de informação genética em procariotas.
2. Compreender as diferentes fases do ciclo replicativo viral. Descrever as interacções moleculares estabelecidas, durante o ciclo replicativo viral, por vírus de diferentes famílias com as células animais.
3. Compreender os fundamentos dos métodos moleculares de diagnóstico face aos conceitos anteriormente aprendidos; sua aplicação à marcha geral de diagnóstico; vantagens e limitações.
4. Conhecer testes rápidos de diagnóstico e os processos envolvidos no seu desenvolvimento e produção; particularmente no contexto das doenças tropicais e do diagnóstico descentralizado (point-of-care).
5. Compreender os padrões de infecções fúngicas e necessidade de um diagnóstico rápido.
6. Ser capaz de analisar criticamente exemplos de aplicações da microbiologia molecular ao diagnóstico laboratorial de infecções bacterianas, fúngicas e virais.

Pré-requisitos

Para obter frequência da UC é obrigatória a presençia em pelo menos 2/3 das aulas leccionadas.

Conteúdo

Componente teórica:
1. O conceito de espécie em Bacteriologia.
2. Transferência de informação genética em procariotas.
3. Métodos moleculares de identificação e tipificação.
4. Entrada dos vírus na célula hospedeira. Estratégias replicativas dos vírus com genoma de DNA, de RNA de cadeia simples e de cadeia dupla. Morfogénese dos viriões e saída da célula.
5. Hibridação e amplificação de ácidos nucleicos.
6. Novas tecnologias (biossensores, microarrays, nanobiotecnologia).
7. Aplicações de métodos moleculares à marcha geral de diagnóstico microbiológico e sua validação.
8. Aplicação de técnicas moleculares para a detecção de fungos em amostras clínicas. Diagnóstico molecular da criptococose, candidose, aspergilose e tinhas do couro cabeludo.
Componente teórico-prática:
Preparação e apresentação individual de um poster sobre um tema à escolha do aluno de entre as seguintes opções (exemplificativas):
Tema #1: Vírus transmitidos por carraças
Tema #2: Potencial utilização terapêutica de bacteriófagos e dos seus produtos
Tema #3:Diagnóstico molecular de infecção por Chlamydia trachomatis: vantagens e desvantagens
Tema #4: Métodos moleculares para detecção precoce de tuberculose multirresistente.
Tema #5: O diagnóstico molecular na aspergilose invasiva.

Bibliografia

- Patricia Tille. (2013) Bailey and Scott's Diagnostic Microbiology. Elsevier, 13ª Ed.
- Larry Snyder and Wendy Champness (2007). Molecular Genetics of Bacteria. ASM Press.
- William D. Stansfield, Jaime S. Colomé, Raúl J. Cano (1998). Biologia Molecular e Celular. McGraw-Hill, 2ª Ed.
- Flint SJ, Enquist LW, Racaniello VR, Skalka AM (2009). Principles of Virology. ASM Press, Washington, DC, 3ª Ed. (2 vols.).
- David M. Knipe (Ed), Peter M. Howley (Ed). (2013) FIELDS Virology, 6th Ed. Lippincott Williams and Wilkins.

Método de ensino

Por favor incluir explicitamente o seguinte:
- Número total de horas de trabalho.
- Indicar para cada tipo de metodologia adoptada o número de horas totais.
Ex. T – 15; PL – 30. (T-Ensino teórico, TP-Ensino teórico-prático, PL-Ensino prático e laboratorial, TC-Trabalho de campo, S-Seminário, E-Estágio, OT-Orientação tutorial, O-Outra)
As horas de contacto totais (40 hrs.) serão distribuídas por catorze aulas teóricas (22 hrs.), quatro aulas de seminário (apresentação e discussão de posters) (8 hrs) e aulas de orientação tutorial (10h), nas quais se abordará com o aluno a temática do poster a apresentar e a sua preparação). As aulas teóricas serão baseadas na apresentação de diapositivos. Os alunos serão avaliados através de exame escrito com perguntas de escolha múltipla, incidindo sobre os conteúdos das aulas teóricas (60% da classificação final) e pela apresentação e discussão do poster (40% da classificação final), numa escala de classificação de 0 a 20 valores. Serão aprovados os alunos com classificação igual ou superior a 9,5 valores nas duas componentes avaliadas (exame teórico e apresentação de poster).

Método de avaliação

A UC engloba duas componentes; uma componente teórica e uma componente teórico-pratica. Na componente teórica serão transmitidos ao aluno conhecimentos sobre os diferentes aspectos abordados, procurando ir fazendo a ligação potenciais aplicações desses mesmos conhecimentos.
Na componente teórico-pratica, o aluno é chamado a preparar e apresentar um determinado tema sob a forma de poster, tema esse que deverá ser complementar aos abordados nas aulas teóricas. A preparação e apresentação deste poster, feita individualmente por cada aluno, visa estimular a sua capacidade de pesquisa científica independente, a exploração das IGNOREes bibliográficas disponíveis e a análise crítica dos dados disponíveis, aspectos que irão ser essenciais no seu trabalho de doutoramento. A necessidade de reunir e sistematizar a informação recolhida num poster e de apresentar oralmente as suas conclusões da pesquisa realizada permitir-lhe-ão desenvolver capacidades mais uma vez essenciais no seu percurso como aluno de doutoramento.
O poster a preparar e a apresentar oralmente (exposição de 15-20 minutos, seguida de discussão com os docentes) deverá abordar um exemplo prático de aplicação dos diversos aspectos abordados nas aulas teóricas à monitorização/caracterização de infecções bacterianas, fúngicas ou virais. A escolha de um tema específico para este poster, de entre vários possíveis (a determinar de acordo com o número de alunos), permitirá que cada aluno desenvolva um tema que seja mais interessante para si ou para o seu trabalho de Tese.

Cursos