Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Teoria e Métodos em Epidemiologia e Bioestatística

Code

557300666

Academic unit

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Credits

2

Teacher in charge

Luzia Gonçalves

Weekly hours

TP: 4 (total de 16; distribuídas por 4 semanas)
OT: 1 (total de 4; distribuídas por 4 semanas)
O: 5

Teaching language

Português

Objectives

No final desta unidade curricular os alunos devem compreender e aplicar conceitos essenciais da Epidemiologia e Bioestatística, incorporando o rigor metodológico destas áreas na investigação biomédica. Os alguns deverão ter noção das limitações de formação nestas áreas, procurando o intercâmbio com os epidemiologistas e os estatísticos em determinados aspectos metodológicos que exigem bases matemáticas e epidemiológicas mais sólidas.
No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão:
• Compreender a importância da utilização do método epidemiológico e da Estatística no início do delineamento de projectos de investigação biomédica.
• Aplicar os conceitos de Análise Exploratória de Dados e Estatística Descritiva para descrever dados correntes nas Ciências Biomédicas, e em particular na Microbiologia.
• Interpretar criticamente os resultados dos testes estatísticos, dando destaque à verificação dos seus pressupostos.
• Estimar a sensibilidade e especificidade de técnicas laboratoriais.
• Analisar criticamente a adequação do desenho, limitações, implementação e condução dos estudos epidemiológicos.

Prerequisites

Conhecimentos prévios de Epidemiologia, de Probabilidades e de Estatística.

Subject matter

1. A importância da Estatística na investigação biomédica. Algumas noções de estatística descritiva e análise exploratória de dados.
2. Introdução à Inferência Estatística. A importância dos pressupostos dos testes de hipóteses e os cuidados com a interpretação de resultados.
4. Princípios da Epidemiologia aplicados à Investigação Clínica; Etapas da Investigação, Características dos diferentes Estudos Epidemiológicos; Metodologia dos rastreios; Testes de Diagnóstico.
3. Métodos estatísticos para estimar a sensibilidade e especificidade de testes de diagnóstico.
5. Interpretação dos resultados de um estudo Epidemiológico; Acaso, viés, relação causal; Estratégias para controlo de confundimentos.

Bibliography

Altman, D. (2002) Poor-quality medical research. Journal of the American Medical Association, 287(21), p. 2765-2767.
Bopal, R. S. (2008) Concepts of epidemiology, Oxford University Press, 2ª ed..
Beaglehole R, Bonita R , Kjellstrom T (1994) Basis Epidemiology, World Health Organization.
Callegari-Jacques, S. (2003) Bioestatística – Princípios e Aplicações. Artmed Editora SA.
Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 8th Edition. John Wiley and Sons.

Teaching method

Aulas presenciais teórico-práticas e tutoriais. Nas aulas presenciais, além da resolução de exercícios e da interpretação dos outputs, os alunos utilizarão o programa estatístico SPSS. É estimulada a discussão da escrita da Secção de Material e Métodos Estatísticos em artigos, bem como a apresentação e interpretação de resultados.

Evaluation method

Exame com questões de resposta múltipla e outras de desenvolvimento com a duração de duas horas (60%) e um trabalho escrito individual (40%).

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