
Protozoologia Médica I
Código
5573023
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
5
Professor responsável
Lenea Campino
Horas semanais
T: 12,0 horas TP: 14,0 horas PL: TC: S: OT: 16,0 horas O: 3,0 horas
Língua de ensino
Português
Objectivos
No fim desta unidade curricular os alunos devem estar aptos a: • Demonstrar capacidade de compreensão sistemática dos novos conhecimentos sobre as principais parasitoses causadas por protozoários de relevância médica: a biologia, fisiopatologia, epidemiologia e quadros clínicos causados pelos parasitas unicelulares intestinais, por
Conteúdo
Introdução à Protozoologia Médica com estudo de conceitos importantes para a compreensão da UC: parasitoses zoonóticas e antroponóticas. Infecção e doença. Doenças emergentes/reemergente, oportunistas, negligenciadas e da pobreza. Noções de Eco-epidemiologia e conceito de “One Health”. Apresentação das parasitoses causadas por protozoários de interesse médico: biologia, epidemiologia, aspectos clínicos, noções de tratamento, prevenção e controlo dos agentes causais da Família Trypanosomatidae e género Leishmania e leishmanioses. Toxoplasma gondii e toxoplasmose no hospedeiro imunocompetente e imunocomprometido. Protozoários intestinais comensais e patogénicos, Giardia duodenalis e Entamoeba histolytica, E. coli e outras amebas do tubo digestivo; Amebas de vida livre: géneros Acanthamoeba, Balamuthia e Naegleria).
Bibliografia
Cook, G.C. and Zumla, A.L. (Eds). (2014). Manson’s Tropical Diseases. London: Saunders Elsevier. Berenguer, J.G. (2006). Manual de Parasitologia. Barcelona: Universitat de Barcelona. Campino, L. Maia, C. Cortes, S. Maurício, I. (2012). Leishmaniose. Doença Negligenciada da Pobreza e Emergente no Mare Nostrum - oito Décadas de Contributo do IHMT. Anais do Instituto de Higiene e Medicina, 11: 57-59.
Método de ensino
Nas aulas teóricas e teórico-práticas utiliza-se o método expositivo. Nas TP os alunos fazem observação microscópica de preparações com microrganismos e outras técnicas laboratoriais de diagnóstico. Os alunos elaboram um relatório sobre as atividades práticas. As OT destinam-se à discussão e preparação de textos científicos e comunicações orais.
Método de avaliação
A avaliação consiste num exame teórico de 60 perguntas com resposta múltipla, abrangendo toda a matéria abordada na UC, avaliação de 0 a 20.