
Métodos de Investigação Qualitativa em Saúde
Código
5788003
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Créditos
3
Professor responsável
Isabel Craveiro and Sónia Dias
Horas semanais
TP: 15h Total (5 Horas semanais, distribuídas por 3 semanas) OT: 25h Total (5 Horas semanais, distribuídas por 5 semanas)
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Adquirir conhecimentos sobre a metodologia qualitativa. 2. Identificar metodologias qualitativas e quantitativas. 3. Perceber as diferenças entre metodologias qualitativas vs metodologias quantitativas 4. Conhecer os principais processos de recolha de informação na metodologia qualitativa. 5. Implementar algumas técnicas específicas de recolha de dados 6. Utilizar técnicas de análise de dados 7. Desenvolver competências que conduzam à realização de pesquisas.
Pré-requisitos
-
Conteúdo
O curso pretende abordar conceitos, métodos e análise de dados qualitativos. 1. Introdução. Metodologia qualitativa. Diferenças básicas entre utilização de metodologias qualitativas e quantitativas em saúde; qualidade em estudos qualitativos; algumas definições (métodos, metodologia, técnicas). 2. As possibilidades de combinação de métodos qualitativos e quantitativos 3. Vantagens e desvantagens da escolha/aplicação de uma metodologia qualitativa ou de uma metodologia quantitativa. 4. Desenhos de estudos qualitativos 5. Entrevista semi-estruturada. Exemplos. 6. Observação. Exemplos. 7. Grupos Focais. Exemplos. 8. Análise documental. Exemplos. 9. Análise de conteúdo. Exemplos. Exercícios. 10. Estudo de caso. Exemplos. 11. Tratamento e análise de dados 12. Apresentação e discussão dos resultados 13. Redacção de uma investigação qualitativa
Bibliografia
BARDIN, L.. (1977), A análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa. CRESSWELL, J. W., (2009), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3th edition. Sage Publications, London. DENZIN, N and LINCOLN, Y (1994) Handbook of Qualitative Research. (eds). Sage, Thousand Oaks. HOLLIDAY, A. (2002), Doing and Writting Qualitative Research, Sage Publications, UK. MANN, P. H. (1983), Métodos de Investigação Sociológica, Biblioteca de Ciências Sociais, Zahar Editores, S.P.
Método de ensino
Teórico-prático.
Método de avaliação
A avaliação será realizada através da elaboração de um protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa (desenho de estudo, preparação, recolha e análise de dados).