Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Antropologia da Saúde

Código

5788018

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Créditos

3

Professor responsável

Jorge Varanda

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular alertará o aluno para a centralidade de factores sociais, culturais, políticos, económicos e estruturais, para a experiência da doença e dor e infortúnio em contextos de desenvolvimento e ocidentais. Estes factores são elementos-chave na: definição de itinerários terapêuticos que amiúde incorporam várias tradições médicas; interpretação de diagnósticos e tratamentos e negociações de cura.
Abordar-se-á ainda como os instrumentos da Antropologia da Saúde podem contribuir para uma melhor caracterização e compreensão de respostas locais a programas ou práticas terapêuticas, possibilitando que este conhecimento seja empregue no melhorar de acções relacionadas com a saúde (pesquisa, prestação de cuidados médicos, programas de saúde pública).

Pré-requisitos

Dirigido a profissionais das áreas de: Saúde; Desenvolvimento; Ciências Sociais; Epidemiologia;

Conteúdo

Estuda-se como o corpo e os bem-estar / problemas de saúde – doença, dor ou infortúnio – são construídos, representados, interpretados e tratados em diferentes contextos.
Analisa-se a história e características de programas de saúde (verticais e horizontais) e consequentes respostas locais, por exemplo em contextos de desenvolvimento onde a estudar-se-á as características das acções da medicina colonial até aos programas de saúde global.
Enfatiza-se a inter-relação entre políticas macro e contextos locais através da análise de pandemias como HIV-SIDA, Malária, TB, SARS, e com doenças da pobreza e/ou negligenciadas.
Estas temáticas são trabalhadas através da análise de experiências de terreno, monografias e casos de estudo de diversos contextos – Africano, Asiático, Sul-Americano e mesmo Ocidental – privilegiando-se a abordagem comparativa.
Dirigido a profissionais das áreas de: Saúde; Desenvolvimento; Ciências Sociais; Epidemiologia;
N.º de vagas para Inscrições exteriores (Máx. 20 alunos, descontar os alunos do MSD e 3ºciclo em Saúde Internacional já inscritos): 5 - 20
Local: IHMT
Horários: 14:00 às 18:00

Cursos