
Preparação e gestão de projetos em investigação experimental
Código
5863006
Unidade Orgânica
Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Departamento
Unidade de Microbiologia Médica
Créditos
3
Professor responsável
Ana Paula Arez
Horas semanais
TP: 17 Horas (Total de Horas); S: 6 Horas (Total de Horas) OT: Orientação tutorial: 5 Horas (Total de Horas)
Língua de ensino
Inglês e Português
Objectivos
No fim da UC os discentes estarão aptos a: a) elaborar propostas de financiamento entre nacionais e internacionais, utilizando para tal exemplares diversos ligados a finacniamentos nacionais, Programa Quadro União Europeia e outros. b) elaborar propostas de projecto cientifico com justificação orçamental; c) contactar serviços ligados a gestão de projectos de forma a entenderem a calendarização e coimas relacionadas com os mesmos; d) ter conceito de bioética, coordenação de projectos ou actividade como membro de projectos. e) apresentar as suas propostas em público restrito.
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
1.- Leitura de propostas cientificas nas áreas da genética e das doenças infecciosas. 2.- Apresentação, leitura e análise de regulamentos vários ligados a propostas de financiamento na área. 3.- Análise de projectos aprovados ou não, com leitura dos textos dos avaliadores, para entendimento dos princípios da competitividade. 4.- Elaboração de propostas de projectos na área da Genética e/ou Doenças Infecciosas com parceiros da indústria. 5.- Conhecimento prático de um Gabinete de projectos e formato de trabalho dos relatórios financeiros. 6.- Apresentação oral dos mesmos a um júri de avaliadores.
Bibliografia
Concursos das agências financiadoras portuguesas e europeias como exemplo – guiões de candidatura, de avaliação e FAQ dos concursos mais recentes Luis Archer 2006. Da Genética à Bioética. Ed. Gráfica de Coimbra 2. Coimbra,. Maria do Céu Patrão Neves e Walter Osswald 2007. Bioética Simples. Ed. Verbo. Lisboa. Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Paula Martinho da Silva (coord.) 2008. Investigação Biomédica – reflexões éticas. Ed. Gradiva. Lisboa. Maria do Céu Patrão Neves (coord.) 2002. Comissões de Ética – das bases teóricas à actividade quotidiana. Ed. Gráfica de Coimbra, 2ª edição. Coimbra.
Método de ensino
Aulas expositivas: introdução, bioética, experimentação animal. Aulas teórico praticas: leitura e análise de projectos nas áreas da genética, Parasitologia, Microbiologia, nos seus diversos subtemas. Discussão por equipas a formar, de entre os discentes liderados por um docente. Seminários por convite (conferencistas ligados à ndústria, área do Empreendedorismo, fundações nacionais e internacionais) com discussão.
Método de avaliação
A avaliação da aprendizagem será contínua, sendo a presença dos discentes obrigatória em todas as aulas. Classificação (até 20 valores) pela apresentação de proposta de projecto a entidade nacional ou internacional. Discutida em aula na presença de discentes e docentes.