NOVA Information Management School

Análise e Gestão de Risco

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Este percurso é um perfil de

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

O Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Risco, está classificado como o melhor Mestrado em Seguros e Ciências Actuariais em Portugal, o 3º da Europa e  do Mundo pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

Este Mestrado visa a formação de técnicos e gestores capacitados para identificar, quantificar e gerir os riscos de uma instituição financeira e, simultaneamente, habilitar os gestores a tomarem decisões ao nível da gestão de riscos (quer financeiros quer não financeiros) em harmonia com os requisitos de capital exigidos pelo sistema de Solvência II e Basileia III.

Este mestrado dirige-se a quadros superiores e intermédios de empresas financeiras e não financeiras bem como outros profissionais com responsabilidades na gestão do risco nas organizações. Está particularmente indicado para Analistas Financeiros, Controllers, Auditores, Revisores Oficias de Contas, entre outros.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Conhecer as operações e produtos em que assenta a actividade das instituições financeiras;

- Identificar e quantificar os riscos associados às instituições financeiras;

- Gerir os diversos riscos existentes nas instituições;

- Tomar decisões com base em técnicas de quantificação de valor económico;

- Gerir de harmonia com os novos sistemas de solvência europeus de solvência bancária e seguradora.

Candidaturas - ano letivo 2018/2019
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 5 de julho de 2018. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2018); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Acesso a outros cursos

Acesso ao Doutoramento.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200001 Análise de Dados 7.5
200046 Estatística 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200158 Amostragem e Estimação 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200163 Desenho Experimental 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200055 Geographic Information Standards 4.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200158 Amostragem e Estimação 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200163 Desenho Experimental 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
400082 Digital Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200049 Estudos de Mercado 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200086 Metodologias de Investigação 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200069 Gestão de Risco 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 3.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
400091 Urban Analytics 7.5
2º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200045 Relatório de Estágio 35.0