NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

A pós-graduação em Análise e Gestão de Informação visa a formação de técnicos e gestores capacitados para liderar e orientar a recolha, organização, análise e gestão de informação, nas organizações. Os analistas e gestores de informação têm como tarefa essencial organizar e analisar a informação das organizações e traduzi-la em ações conducentes à concretização dos objetivos das mesmas.

Assim, um dos principais objetivos desta pós-graduação é a criação de competências que permitam suportar a tomada de decisão e promover melhorias no processo de tomada de decisão das organizações.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver técnicas e metodologias de recolha de informação;

- Aplicar as diversas metodologias e ferramentas, estatísticas e computacionais, de exploração e análise de informação, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à tomada de decisão;

- Comunicar resultados, escrita e oralmente, adequando-os ao nível e interesses específicos da audiência.

Candidaturas - ano letivo 2018/2019
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 5 de julho de 2018. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2018); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Análise e Gestão de Informação os alunos têm que realizar 8 unidades curriculares, das quais 5 são obrigatórias e as restantes opcionais de um conjunto de mais de 30 unidades curriculares disponíveis.

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Estatística e Gestão de Informação, com especialização em Análise e Gestão de Informação, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e ainda a aprovação à disciplina de Metodologias de Investigação.
De referir que a inscrição na pós-graduação dá direito à inscrição a dez unidades curriculares.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200001 Análise de Dados 7.5
200046 Estatística 7.5
200158 Amostragem e Estimação 7.5
Opções
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200163 Desenho Experimental 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
400082 Digital Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
400091 Urban Analytics 7.5