NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

A Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informaçãoexplora as diversas tecnologias da área das TI e o seu impacto no planeamento, desenho, funcionalidade e gestão de sistemas de informação. Foca-se ainda na compreensão da interação entre as tecnologias e os processos de negócio, estratégia e políticas organizacionais.

Nesta pós-graduação é promovida a reflexão estratégica sobre o papel dos sistemas de informação no desenvolvimento de estratégias de gestão e partilha de informação que permitam aumentar os níveis de competitividade das organizações.

A pós-graduação em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação destina-se a todos aqueles que assumem funções na área dos Sistemas de Informação (SI), nomeadamente gestores e técnicos nas áreas da gestão da organização e informática, coordenação e desenvolvimento de projetos de SI, gestão de informação, auditoria informática, qualidades e estratégia dos SI.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de conhecimento e sistemas de informação;

- Analisar os contextos organizacionais e a sua importância para o estabelecimento de metodologias inovadoras baseadas nos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos;

- Utilizar a informação enquanto activo fundamental da organização e da sua utilização para a redução dos níveis de incerteza associados à decisão; 

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação das organizações.

Candidaturas - ano letivo 2018/2019
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, de 3 de abril a 10 de maio de 2018. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são:

- Licenciatura em área compatível;

- Análise ao currículo académico e profissional do candidato;

- Realização de uma entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação, os alunos têm que realizar 8 disciplinas, das quais 5 são obrigatórias e as restantes opcionais de um conjunto de mais de 30 disciplinas disponíveis.

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Gestão de Informação, com especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e ainda a aprovação à disciplina de Metodologias de Investigação.

O Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação, está classificado como o melhor Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação em Portugal e o 2º melhor da Europa Ocidental pela Eduniversal – agência internacional que publica anualmente o ranking dos melhores Mestrados e MBA do mundo.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200055 Geographic Information Standards 4.0
200056 Geographic Information Systems 3.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200158 Amostragem e Estimação 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200163 Desenho Experimental 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
400082 Digital Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200014 Business Process Management 7.5
Opções
200013 Business Intelligence II 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200069 Gestão de Risco 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 3.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
400091 Urban Analytics 7.5