NOVA Information Management School

Pós-Graduação em Marketing Intelligence

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

A pós-graduação em Marketing Intelligence visa a formação de técnicos e gestores capacitados para liderar e orientar a recolha, organização, análise, exploração e disseminação de informação de marketing nas organizações. Este curso tem por principal objectivo fornecer uma formação pós-graduada equilibrada entre uma componente baseada nos instrumentos e metodologias de gestão de marketing, e uma componente suportada nas metodologias e técnicas de análise e gestão de informação.

Esta pós-graduação dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários desta pós-graduação.

O curso tem como objectivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de marketing;

- Conhecer o comportamento dos clientes e conceber e gerir politicas de relacionamento com os mesmos;

- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, a organização e o acesso à informação de marketing no contexto das organizações;

- Utilizar as diversas metodologias e ferramentas de exploração e análise de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à resolução de problemas de marketing;

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação de marketing no contexto das organizações.

Candidaturas - ano letivo 2018/2019
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, de 3 de abril a 10 de maio de 2018. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2018); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Marketing Intelligence, os alunos têm que realizar 8 disciplinas, das quais 5 são obrigatórias e as restantes opcionais de um conjunto de mais de 30 disciplinas disponíveis.

Acesso a outros cursos

A pós-graduação confere acesso à obtenção do grau de mestre em Gestão de Informação, com especialização em Marketing Intelligence, mediante a realização de uma dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um estágio de natureza profissional e ainda a aprovação à disciplina de Metodologias de Investigação

De referir que a inscrição na pós-graduação dá direito à inscrição a dez disciplinas.

Regras de avaliação

A avaliação das unidades curriculares é normalmente realizada através de exame final. Esta avaliação é com frequência complementada com um projecto desenvolvido individualmente ou em grupo. É exigida a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores para que a unidade curricular seja concluída com sucesso.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200083 Marketing Digital 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200055 Geographic Information Standards 4.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200158 Amostragem e Estimação 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200163 Desenho Experimental 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
400009 Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
400082 Digital Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases 4.0
200069 Gestão de Risco 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 3.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
400091 Urban Analytics 7.5