
Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
Ciclo
Curso de Pós-graduação
Grau
Não atribuido
Coordenador ECTS
Marco Octávio Trindade Painho, Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos
Objectivos educativos
É hoje uma realidade inquestionável a importância da inteligência urbana na construção das cidades. Cidades inteligentes, capazes de responder de forma integrada e em tempo real aos diferentes desafios urbanos, cidades promotoras de soluções inclusivas e eficientes na utilização dos recursos, mas também geradoras de valor acrescentado e criadoras de novos mercados.
A Pós-Graduação em Smart Cities dirige-se aqueles que querem participar ativamente neste processo, em particular na criação de sistemas de informação inovadores no contexto da analítica urbana, que tiram partido dos mais recentes desenvolvimentos no campo da cidadania participada, dos dados abertos, da computação móvel e da Internet das coisas.
A Pós-Graduação em Smart Cities tem por objetivo preparar profissionais capazes de participar na construção das cidade analíticas através do desenvolvimento de soluções inovadoras de recolha,
processamento e análise dos dados da cidade que promovam uma melhor governança das mesmas em paralelo com uma cidadania mais ativa e participada.
Com o plano de estudos proposto, esta inovadora pós-graduação apresenta uma estrutura moderna que combina as diversas áreas que suportam os sistemas de informação das Cidades Inteligentes com os desafios reais que a sua construção implica.
Dirige-se a quadros superiores, técnicos públicos e privados e outros profissionais que queiram adquirir competências na área de sistemas de informação para Smart Cities, utilizando as mais avançadas tecnologias, metodologias de recolha, análise e tratamento de dados.
Candidaturas - ano letivo 2018/2019
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, até 3 de agosto de 2018. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.
Condições de acesso
Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2018); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Smart Cities, os alunos têm que realizar 9 unidades curriculares, num total de 60 ECTS, das quais 7 são obrigatórias, e as restantes optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares.
Acesso a outros cursos
Regras de avaliação