NOVA Information Management School

Especialização em Marketing Intelligence

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Este percurso é um perfil de

Coordenador ECTS

Roberto Henriques

Objectivos educativos

O Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Marketing Intelligence, tem por principal objetivo fornecer uma formação pós-graduada equilibrada entre uma componente baseada nos instrumentos e metodologias de gestão de marketing e uma componente suportada nas metodologias e técnicas de análise e gestão de informação. 

Esta especialização visa a formação de gestores, técnicos e outros profissionais de marketing capacitados para liderar e orientar a recolha e organização, análise, exploração e disseminação de informação em marketing nas organizações.

Esta especialização dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários desta especialização.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de marketing;

- Conhecer o comportamento dos clientes e conceber e gerir políticas de relacionamento com os mesmos;

- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, organização e acesso à informação de marketing no contexto das organizações;

- Utilizar as diversas metodologias e ferramentas de exploração e análise, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à resolução de problemas de marketing;

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação de marketing no contexto das organizações.

Candidaturas - ano letivo 2018/2019
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas, fazer o upload do Curriculum Vitae, efetuar o pagamento da taxa de candidatura (51 €) no Portal, e submeter a candidatura no final, de 3 de abril a 10 de maio de 2018. O processo de seleção dos alunos baseia-se na análise do currículo académico e profissional.

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2018); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a conclusão da parte escolar é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização. A obtenção do grau de Mestre em Gestão de Informação, com especialização em Marketing Intelligence, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Acesso a outros cursos

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
200012 Business Intelligence I 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200086 Metodologias de Investigação 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
Opções
200001 Análise de Dados 7.5
200004 Aplicações de Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200009 Bases de Dados Espaciais 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200015 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200016 Ciências Cartográficas 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200046 Estatística 7.5
200048 Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor 7.5
200055 Geographic Information Standards 4.0
200056 Geographic Information Systems 3.0
200058 Geographic Information Systems Applications 7.5
200060 Geospatial Data Mining 7.5
200064 Geostatistics 7.5
200068 Gestão de Projectos de Informação 7.5
200070 Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 7.5
200083 Marketing Digital 7.5
200085 Marketing Experimental 7.5
200087 Metodologias de Recolha de Dados 7.5
200089 Métodos de Sondagens 7.5
200092 Métodos Quantitativos para Marketing - Métodos Descritivos 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 7.5
200104 Princípios de Gestão Financeira 7.5
200115 Remote Sensing 7.5
200129 Técnicas de Quantificação de Valor 7.5
200139 WEB Marketing e Comércio Electrónico 7.5
200158 Amostragem e Estimação 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200163 Desenho Experimental 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200169 Marketing Estratégico 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
400009 Inovação, Gestão da Mudança e o Novo Cliente em Saúde 7.5
400020 Direção de Sistemas de Informação 7.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
400029 Web Analytics 7.5
400045 Cidades Sustentáveis 7.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
400054 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades I 3.5
400082 Digital Analytics 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200086 Metodologias de Investigação 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200168 Text Analytics 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
Opções
200007 Arquiteturas de Tecnologias de Informação 7.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200014 Business Process Management 7.5
200024 Data Mining Geo-Espacial 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200052 Geographic Data Bases 4.0
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200061 Geospatial Free Open Source Software 4.0
200065 Gestão da Satisfação e Lealdade do Cliente 7.5
200067 Gestão de Marketing 7.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200072 Gestão do Relacionamento com o Cliente 7.5
200088 Métodos de Previsão 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200093 Métodos Quantitativos para o Marketing - Métodos Explicativos 7.5
200094 Modelação em Sistemas de Informação Geográfica 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200124 Sistemas de Informação Geográfica nas Organizações 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200145 Big Data Applications 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200168 Text Analytics 7.5
200170 Consumer Behavior Insights 7.5
200171 Marketing Analítico 7.5
200172 Engenharia de Marketing 7.5
200182 Data Privacy and Protection 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 6.0
400027 Search Engine Marketing 7.5
400039 Integrated Management Solutions 7.5
400040 Enterprise Mobility Solutions 3.5
400042 Business Solutions as a Service 7.5
400046 City Analytics 7.5
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400049 Seminário Tecnologias de Informação nas Cidades II 4.0
400051 Computação Móvel e Ubíqua 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
400081 Social Media Analytics 7.5
400091 Urban Analytics 7.5
2º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
200045 Relatório de Estágio 35.0