NOVA Information Management School

Análise de Sistemas

Código

100006

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

6.0

Professor responsável

Vítor Manuel Pereira Duarte dos Santos

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objectivo dotar os alunos de conhecimentos sobre tecnologias de ponta de especificação, análise, design, implementação e manutenção de sistemas complexos de software. Em particular:
-Dotar os alunos de conhecimentos sobre os métodos de Engenharia de Software
-Fornecer um tratamento preciso do "state of the art" dos métodos de desenho de software
-Abordar a avaliação e garantia de qualidade em sistemas de software
-Fornecer formação de suporte necessária à análise dos processos e ambientes de negócio
No final desta unidade o aluno deverá ser capaz de::
OA1 -Compreender as tecnologias chave e as questões metodológicas
OA 2-Conhecer os métodos de gestão de dados e informação
OA3-Dominar os métodos e questões relacionadas com o desenho de sistemas
OA4 -Manipular as ferramentas e técnicas para modelação e desenvolvimento de sistemas de informação 

Pré-requisitos

NA

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em seis Unidades de Aprendizagem(UA):
UA1 - Conceitos gerais
Caracterização do produto software
Elementos base da engenharia de software
UA2 - Modelos de processos de desenvolvimento de software
Modelos linear sequencial, RAD, prototipagem, evolutivos
UA3 - Métodos de desenvolvimento de sistemas
Análise Estruturada, SSADM, Information Engineering, SSM, Métodos OO
UA4 - Análise e Concepção Orientada para Objectos
Conceitos
Unified Modeling Language
Análise e especificação de requisitos de software
UA5 - Modelação de dados
Modelo Entidade Relação
Extensões ao modelo ER
Definição do conteúdo da estrutura de dados.
UA6 - Engenharia de Software e a problemática do desenvolvimento de software
Desenvolvimento de software na perspectiva OO: Rational Unified Process, Iconix.
Métodos ágeis: XP, Crystal e Scrum.
Melhoria: Níveis de maturidade(Capability Maturity Model).
Métricas no processo de desenvolvimento de SW.
Padrões de Software

Bibliografia

Software Engineering:A Practitioner's Approach Roger S. Pressman McGraw-Hill Higher Education 7 edition (1 April 2009), ISBN-10:0071267824; Introdução à Engenharia de Software - Sérgio Guerreiro, FCA ; ISBN 9789727227952; Effective Methods for Software Testing, 3rd Edition William E. Perry Wiley (2006) ISBN:978-0764598371; UML Metodologias e ferramentas CASE, by Alberto Silva e Carlos Videira, Centro Atlântico, ISBN:989-615-009; Requirements Analysis:From Business Views to Architecture David C. Hay Prentice Hall (2002) ISBN:978- 0130282286

Método de ensino

O ensino da disciplina tem por base aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas são constituídas, no seu
essencial, por sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais da disciplina associados a cada um dos tópicos da matéria. As aulas teórico-práticas baseiam-se no desenho de software em UML, com recurso aos computadores e software de desenvolvimento instalado
Métodos de ensino
 - Ensino Expositivo e interrogativo:aulas e discussões.
 - Demonstrativo:tutoriais de ferramentas
 - Activo, participativo:estudos de caso, participação em equipas de projecto, desenho de software em UML.

Método de avaliação

Avaliação:
1ª época:dois testes teóricos de Frequência (50%) + Trabalhos Práticos (50%).
2ª época: exame final (100%).

Cursos