NOVA Information Management School

Estatística II

Código

100055

Unidade Orgânica

NOVA Information Management School

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Cristina Marinho da Costa

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta unidade curricular visa estender os conhecimentos adquiridos em Estatística I, bem como fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos relativos a metodologias de inferência estatística paramétrica mais avançadas. O conteúdo programático da unidade curricular compreende instrumentos de inferência estatística como as estatísticas, os estimadores e as distribuições de amostragem, a estimação pontual e por intervalos e os testes de hipóteses. São igualmente tratados alguns aspectos de distribuições assintóticas. Os alunos devem ficar a conhecer os estimadores pontuais e as suas propriedades, construir intervalos de confiança e realizar testes de hipóteses relativamente a vários parâmetros populacionais: valor médio, variância, diferença de valores médios, cociente de variâncias, proporção, diferença entre proporções e análise de variância. Relativamente a cada procedimento, os alunos saber claramente as suas condições de aplicabilidade.

Pré-requisitos

Para que os objectivos propostos possam ser alcançados com sucesso, os alunos devem possuir conhecimentos de Estatística I, Matemática I e Matemática II.

Conteúdo

A unidade curricular está organizada em cinco Unidades de Aprendizagem (UA):

UA1: Distribuições amostrais: conceitos; Teorema do Limite Central; distribuição da média, diferença de médias, variância, quociente de variâncias, proporção, diferença de proporções

UA2: Estimação pontual: método de estimação da máxima verosimilhança; propriedades dos estimadores

UA3: Estimação por intervalos: intervalos de confiança para a média, diferença de médias, variância, quociente de variâncias, proporção, diferença de proporções

UA4: Testes de hipóteses: metodologia; testes de hipótese para a média, diferença de médias, variância, quociente de variâncias, proporção, diferença de proporções, coeficiente de correlação

UA5: Análise de variância (ANOVA): modelo de análise de variância a um fator com efeitos fixos; testes de comparação múltipla

Bibliografia

Afonso, A., Nunes, C. (2011). Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS, Escolar Editora.

Carvalho, A. (2015). Exercícios de Excel para Estatística. FCA - Editora de Informática.

Hogg, R. V., Tanis, E. A. (2010). Probability and Statistical Inference. 8th Edition, New Jersey: Pearson/Prentice-Hall.

Newbold, P., Carlson, W. L., Thorne, B. (2012). Statistics for Business and Economics. 8th Edition, Boston: Pearson.

Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2002). Introdução à Estatística. McGraw Hill.

Pedrosa, A. C. e Gama, S. M. A. (2004). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto Editora, 2004.

Método de ensino

A unidade curricular baseia-se em aulas teórico-práticas e práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual nas sessões tutoriais de algumas aulas práticas e fora das aulas.

Método de avaliação

1ª época: três testes com a ponderação de 1/3 cada um; e com uma nota mínima de 9 valores em dois dos testes.

2ª época: exame final (100%).

Cursos