
Data Mining I
Código
200027
Unidade Orgânica
NOVA Information Management School
Créditos
7.5
Professor responsável
Fernando José Ferreira Lucas Bação
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Em termos de conhecimentos, na conclusão do curso, o aluno deverá:
- Discutir criticamente as principais noções e conceitos associados ao Data Mining;
- Ser capaz de proceder a tarefas básicas de preparação e pré-processamento de dados;
- Ser capaz de utilizar diferentes tipos de ferramentas de visualização para fazer uma avaliação prévia da distribuição dos dados;
- Criar segmentações;
- Organizar e implementar a segmentação de uma base de dados;
- Ser capaz de descrever o funcionamento dos algoritmos que servem de base à construção de regras de associação.
Pré-requisitos
Não aplicável
Conteúdo
- Introdução ao Data Mining
Definição de Data Mining
Uso e vantagens do Data Mining
Sistemas de Data Mining - Visualização de dados
Técnicas de visualização de dados multivariados - Pré-processamento de dados
Sumarização dos dados
Limpeza dos dados
Integração e Transformação dos dados
Redução dos dados
Discretização dos dados - Análise de clusters
Definição de análise de clusters
Tipos de dados em análise de clusters
Métodos de partição
Métodos hierárquicos
Métodos baseados em densidade
Métodos baseados em grelhas
Métodos baseados em modelos
Clustering de dados multidimensionais
Análise de clusters baseada em restrições
Análise de outliers - Análise de padrões, associações e eventos
Conceitos básicos
Regras de associação
Análise de associações e análise de correlação
Análise de associação baseada em restrições.
Bibliografia
Data Mining: Concepts and Techniques, Second Edition, Jiawei Han, Micheline Kamber, Jian Pei . The Morgan Kaufmann Series in Data Management Systems.; Introduction to Data Mining, Pang-Ning Tan, Michael Steinbach, Vipin Kumar, Pearson Education, Inc., 2006.; 0; 0; 0
Método de ensino
A metodologia de ensino inclui: aulas teóricas de exposição de matéria; demonstração da utilização de ferramentas; apresentações feitas pelos estudantes (análise de casos de estudo e leitura de artigos).
Método de avaliação
A avaliação inclui: Exame (50%) e Projeto (50%).